Idosos fazem caminhada de fé em honra à Virgem de Nazaré

Muito emocionados e carregando uma pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré, cerca de 40 idosos da Unidade Municipal de Saúde do Telégrafo caminharam da Praça Brasil até a Basílica Santuário para homenagear a padroeira dos paraenses. Hinos marianos e orações foram entoados durante todo o percurso.

Ao longo da caminhada, idosos e transeuntes aproveitaram para fazer pedidos e agradecimentos à Virgem de Nazaré. “O Círio traz uma energia que contagia a todos, não importa a idade. Este é um momento de oração, de louvor a Deus e Nossa Senhora, e de rezar pelo nosso grupo, pela equipe da UMS do Telégrafo, que está sempre cuidando da gente”, disse dona Rosa Nery, 66 anos, que participa desde a primeira edição da caminhada, há quatro anos.

A mesma emoção foi compartilhada por Maria do Carmo Pamplona, 62 anos, dona da imagem levada na procissão. “Não aguento, é muita emoção. Olha que o Círio ainda nem começou… Ganhei essa imagem ontem no sorteio da peregrinação e hoje ela já veio nos dar força neste percurso que fizemos. Esse momento é todo para agradecer, pedir mais amor, saúde para todos os idosos”, contou.

Para o secretário municipal de Saúde, Sérgio de Amorim Figueiredo, a caminhada é uma forma de incentivar a qualidade de vida dos idosos. “O Programa da Saúde do Idoso incentiva essas atividades que valorizam a autonomia, a autoestima e a inserção do idoso na sociedade. Esta caminhada significa que eles estão muito bem de saúde, acompanhados de profissionais que cuidam, incentivam e respeitam os anos que essas pessoas têm de bagagem. E, claro, Nossa Senhora é o melhor combustível para qualquer desafio”, disse.

A mesma opinião é compartilhada pela assistente social Rita Ferreira e pela psicóloga Tereza Dias, da UMS Telégrafo. Elas ressaltam que a caminhada, além de ser uma tradição, mostra que a capacidade funcional desses idosos está preservada. “É uma forma coletiva de vivenciar o Círio e eles ficam muito empolgados. Esta é a quarta vez que fazemos esse trajeto e só vemos aumentar o número de participantes. Que esses momentos se multipliquem e que ano que vem estejamos todos juntos novamente mostrando a fé em Nossa Senhora de Nazaré”, frisou Rita.

Na chegada à Basílica Santuário, o grupo foi recebido por membros da Pastoral da Acolhida e, em seguida, entrou na igreja e conduziu a imagem, sob aplausos, até o altar. O padre celebrante recebeu e abençoou o grupo.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar