A Guarda Municipal de Belém (GMB) elaborou o seu planejamento operacional para o Círio de 2014. Ao todo, 600 homens devem garantir a segurança de todos os eventos durante a quadra Nazarena, em parceria com os demais órgãos de segurança pública. Durante os dois maiores eventos, que é a trasladação e a procissão do Círio, a Guarda vai atuar com 520 homens.
Na trasladação, que acontece no final da tarde do sábado, 11, a Guarda vai contar com um efetivo de 150 guardas distribuídos em todo percurso do traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, desde o colégio Gentil Bittencourt para a Igreja Matriz.
No Domingo, dia 12, quando acontece a maior festa religiosa do Norte, a Guarda Municipal de Belém vai contar com 320 homens distribuídos em todo percurso da procissão, além de disponibilizar 50 guardas para garantir a segurança da corda.
O Inspetor Geral da GMB, Carlos Machado, destaca que praticamente todo efetivo da Guarda vai atuar no Círio de Nazaré. Sendo esta uma festividade especial para o povo paraense para agradecer, louvar e pedir a benção da padroeira dos paraenses Nossa Senhora de Nazaré. "Este é um momento em que a união de esforços faz a diferença e queremos fazer deste círio um momento de fé, união, paz, reflexão e segurança”, declarou.
Carlos Machado recomenda aos peregrinos que adote medidas preventivas de segurança e que evitem usar objetos que chamem a atenção, como celular. Ele desta ainda que em qualquer situação de risco, que não reaja e procure qualquer representante da segurança pública para adotar as medidas cabíveis.
Texto: Lucelia Fernandes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								