O trecho da Avenida Tavares Bastos, interditado para obra de reparo na rede de drenagem, será totalmente liberado no inicio da noite desta quinta-feira, 09. A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) está trabalhando de forma acelerada para cumprir o prazo e liberar o trânsito no local antes do traslado que conduz a imagem peregrina do Círio até o município de Ananindeua, na sexta-feira, 10.
Desde que o rompimento da tubulação foi identificado durante uma vistoria de rotina da Sesan, os trabalhos foram iniciados com objetivo de restaurar a tubulação comprometida e evitar que o problema atingisse maiores proporções. O titular da Sesan, Luiz Otávio Mota Pereira, explica que o problema estava oculto, uma vez que o asfalto não chegou a ceder. “Resolvemos nos antecipar para evitar um acidente grave uma vez que o trânsito no local é intenso”, explicou Pereira, acrescentando que, caso não houvesse uma intervenção imediata, o dano poderia ter se agravado e atingido inclusive a pista da Av. Almirante Barroso, onde o tráfego de veículos é ainda mais intenso.
Para a realização da obra, iniciada na manhã de terça-feira, 07, a Sesan precisou, por medida de segurança, interditar duas faixas da Av. Almirante Barroso. “A rede de drenagem rompida está localizada na Av. Tavares Bastos, mas uma área maior precisou ser isolada para o posicionamento de máquinas e equipamentos necessários para a retirada do material que encobria o problema”, explicou o secretário da Sesan. Com o avanço da obra, apenas parte da faixa mais próxima do meio fio da Av. Almirante Barroso permanecia interditada na noite de terça-feira.
Equipes do Departamento de Drenagem Urbana da Sesan continuarão vistoriando as principais vias da cidade para identificar possíveis rompimentos da rede de escoamento da água da chuva. “Fazemos um trabalho preventivo justamente por saber que esse tipo de situação pode ocorrer. Nossa meta é se antecipar e resolver o problema antes que ele se agrave e cause danos à sociedade”, disse o secretário da Sesan, ressaltando que neste caso da Av. Tavares Bastos as equipes de restauro foram rapidamente mobilizadas.
Trânsito
Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) estão no local desde o início da obra orientando os condutores. A sugestão é para que os motoristas procurarem vias alternativas. Motoristas que vierem pela Av. Almirante Barroso em direção ao Entroncamento poderão acessar a Av. João Paulo II ou a Av. Júlio Cesar para ter acesso ao destino. Quem vier pela Avenida Tavares Bastos terá obrigatoriamente que desviar para a Av. Almirante Barroso, uma vez que a entrada da Rua do Basa está totalmente interditada. Os moradores do Conjunto estão tendo acesso unicamente pela João Paulo II.
Texto: Lauro Lima