Fumbel divulga programação cultural para o Círio 2014

Começa nesta terça-feira,7, com a segunda edição da Romaria Poética, a programação da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) para o Círio de Nazaré, que acontece no domingo, 12 de outubro. Além da manifestação literária, música e exposição compõem as homenagens da Fundação à padroeira dos paraenses. A exposição "Círio: Representação da Fé", que será aberta nesta quarta-feira,8, entrou para o cronograma de atividades do Museu de Arte de Belém (Mabe) e se juntou às outras iniciativas da Prefeitura de Belém no período de homenagens a Nossa Senhora de Nazaré.

O historiador do Mabe, Randy Rodrigues, explica que este ano o museu procurou explorar a reflexão dos visitantes, sobre a maneira como a fé inspira a arte. “Além da exposição dos mantos, utilizaremos obras do acervo do Mabe e de artistas convidados, para mostrar como as manifestações artísticas utilizam a temática do Círio para representar uma das maiores manifestações culturais da nossa região”, diz o historiador.

Sobre a Romaria Poética, que é uma caminhada pelo centro histórico da cidade, com saída do Palácio Antônio Lemos, em que os participantes recitam poesias de literários da nossa região, a diretora cultural da Fumbel, Nazaré Moraes, afirma que o principal viés da programação é a valorização do patrimônio histórico da cidade – grande parte dele concentrada no percurso do cortejo -, que muitas vezes passa despercebido. “Ano passado o projeto foi um sucesso, grandes poetas ressaltavam a beleza de prédios e palacetes de grande importância para nossa grande Belém”, explica.

A programação da Fumbel prossegue no sábado, 11, durante a Trasladação, com as apresentações do grupo Gran Coral de Belém e da cantora Dione Colares, acompanhada do pianista Leonardo Coelho. Na procissão de domingo, 12, o grupo coral volta a homenagear a Virgem de Nazaré, desta vez com a apresentação da cantora Madalena Aliverti e do pianista Leonardo Coelho.

Para a presidente da Fumbel, Heliana Jatene, as homenagens religiosas fortalecem o espírito e renovam o ânimo para o trabalho de cada um. “Estamos a cada ano renovando nossa fé, uma simples homenagem é o mínimo que devemos fazer para darmos energia e mais beleza ao Círio”, afirma Heliana.

Serviço

07/10 – Abertura da Exposição Círio: Representação da Fé – 16h00

07/10 – Romaria Poética – 18h00

11/10 – Gran coral de Belém, soprano Dione Colares e pianista Leonardo Coelho – 20h (Arquibancadas da Trasladação).

12/10 – Gran Coral de Belém, soprano Madalena Alivert e pianista Leonardo Coelho – 10h30 (Arquibancadas do Círio).

Texto: Hugo Figueiredo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar