Codem promove palestra de conscientização sobre o câncer de mama

A Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) juntamente com o Escritório Codem Mulher, promoveu na tarde desta quinta-feira, 28, uma roda de conversa entre o grupo Laços de Amor e as mulheres do órgão municipal. O bate-papo, no auditório do prédio da Codem, foi sobre a importância do autocuidado e a prevenção contra o câncer de mama. A ação faz parte das atividades da Campanha Outubro Rosa.

Relevância – O presidente da Codem, Lélio Costa, fez a abertura do encontro e descatou a importância de que palestras de conscientização, que abordam a saúde da mulher, ocorram continuamente. "É uma pauta de extrema relevância e que temos que ter todos os dias. É tempo de valorizar a saúde da mulher e o papel delas em todas as instâncias da sociedade", disse.

O Laços de Amor é grupo de apoio formado, em 2017, por mulheres que têm ou tiveram câncer de mama. O grupo tem como objetivo dar às pessoas diagnósticadas com a doença, apoio emocional, orientações sobre exames e tratamentos. O Laços de Amor arrecada produtos de higiene e cestas básicas para serem distribuídas às mulheres que fazem tratamento na rede pública de saúde.

Vivência – A servidora municipal Izabel Cristina Alves, membro do grupo, trouxe para a palestra a vivência desde do diagnósticos até o tratamento. "Nós que vivenciamos isso procuramos passar essa orientação e, assim, ajudar outras mulheres. O grupo também presta ajuda por meio de doações. Então, o grupo é essa rede de afeto, é uma família", disse emocionada. A servidora faz tratamento contra o câncer desde maio de 2018.

A dona de casa e membro do Laços de Amor, Marcilene Silva, paciente em tratamento contra o câncer de mama desde 2016, explicou às mulheres servidoras da Codem o passo a passo para fazer o toque da mama. "É muito importante o diagnóstico precoce porque o câncer tem cura", destacou Marcilene.

Para a servidora da Coordenação de Regularização Fundiária da Codem, Pâmela Alvarez, palestras sobre a saúde e apoio à mulher agrega para o crescimento. "Entender a doença e as formas de prevenção é muito importante pra gente. A Codem está sendo sensível com à causa e essa palestra de hoje é muito relevante, porque fala diretamente da saúde da mulher e que precisamos estar atentas", comentou.

Dados – De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo. No Brasil, é a primeira causa de morte por câncer em mulheres. Estima-se que neste ano de 2021 ocorrerão 66.280 casos novos da doença.

Texto: Joyce Assunção

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar