Dia de lazer marca encerramento da Semana do Idoso

Uma sessão de cinema para mais de 200 idosos marcou o encerramento da Semana Municipal de Saúde da Pessoa Idosa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para comemorar o Dia Municipal (27/09) e Nacional (01/10) dedicados à Melhor Idade. A programação, realizada no Cine Olympia, nesta quarta-feira, 01, contou ainda com sorteio de brindes, entrega de certificados aos participantes do curso de Informática Básica voltado aos idosos, oferecido pelo Fundo Ver-o-Sol, e depoimentos sobre as atividades realizadas ao longo da semana

Dona Maria Madalena Silva, 65 anos, que participa do Programa Saúde do Idoso na UMS Telégrafo, aprovou a programação ofertada este ano que. “Faço parte do grupo há mais de três anos e estou muito satisfeita com a dedicação da nossa equipe, tanto a médica, como a assistente social e a psicóloga. Agora temos ainda os nossos amigos do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)”, relatou, feliz por ter sido uma das ganhadoras dos brindes.

Durante duas horas, os idosos assistiram a comédia romântica Última Viagem a Vegas". “A programação foi pensada com muito carinho para todos os idosos da nossa rede. Hoje, apesar de o idoso ter grande prevalência de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, artrites, doenças do coração e respiratórias, cerca de 80% das pessoas que passaram dos 60 são independentes para o auto-cuidado. Isso é muito bom, pois na saúde do idoso, a, manutenção da capacidade funcional é fundamental”, ressaltou Sérgio de Amorim Figueiredo, secretário municipal de Saúde.

Mulheres também são maioria entre idosos

Belém, hoje, tem cerca de 133 mil idosos, o que equivale a mais de 9% da nossa população. A maioria está concentrada nos bairros do Guamá, Marco, Pedreira, Marambaia e Jurunas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres estão passando mais dos 60 do que homens.

Atualmente, a Sesma tem 85 mil idosos cadastrados em toda a Rede, distribuídos entre as Unidades Municipais de Saúde, Estratégias Saúde da Família e Centro de Atenção à Saúde do Idoso. O Programa Saúde do Idoso na Rede Municipal de Saúde desenvolve ações coletivas e individuais que contribuem para a prevenção de doenças e promovem a saúde de quem já chegou à melhor idade. “Com certeza, a maioria dos idosos cadastrados que procuram as unidades já participou de passeios, oficinas, consultas médicas ou palestras por conta do programa e empenho dos profissionais”, explica Francimar Oliveira, coordenadora da Referência Técnica em Saúde do Idoso da Sesma.

Na atual gestão, o segmento já alcançou diversas conquistas como o aumento do número de profissionais na Rede, ampliação de serviços de apoio, como o NASF; cobertura vacinal de 100% entre os idosos para o vírus Influenza, capacitação de profissionais da rede em Saúde do Idoso durante o Congresso de Geriatria e Gerontologia, e cursos no Hospital João de Barros Barreto; implantação do programa Academia da Saúde em Mosqueiro; implantação do Núcleo de Demandas na Sesma, que está dando maior celeridade aos processos; melhora na acessibilidade dos serviços de saúde nas unidades reformadas; e inauguração das novas instalações do Centro de Atenção à Saúde do Idoso (Casa Idoso).

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar