A pedagoga Lana Patrícia de Lemos Alves participou na tarde desta quinta-feira, 25, de um debate virtual que discutiu o direito à educação integral para crianças e adolescentes. A especialista atua desde 2005 junto à Prefeitura Municipal de Belém como técnica do Núcleo Setorial de Planejamento da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). Servidores da Funpapa acompanharam a transmissão on-line do evento.
Transmitido ao vivo pelo site Educação e Participação, o debate virtual: "O direito à educação integral para crianças e adolescentes: que direito é esse?" foi realizado pela coordenação do Prêmio Itaú-Unicef, em São Paulo. O evento trouxe especialistas para ampliar a discussão da temática e estimular a reflexão sobre que tipo decriança e adolescente se deseja formar na sociedade atual.
Lana Alves falou por cerca de dez minutos e deixou sua contribuição ao debate. “É preciso planejamento e investimento em favor da educação integral. Já temos condições de construir essa política. Na Assistência Social, integramos a saúde, segurança pública e mobilidade urbana às discussões”, lembrou a especialista, que é também membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belém, secretária estadual adjunta dos Núcleos Estadual e Municipal de Desenvolvimento do Milênio do Pará e já atuou como avaliadora do Prêmio Itaú-Unicef.
O conceito de educação integral é entendido como a formação de uma pessoa em todas as suas dimensões: física, social, emocional, cultural, profissional e comunitária. Diz respeito à construção de conhecimentos, ao desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos, sendo um processo de formação para a vida e um direito das crianças e dos adolescentes.
Depois da transmissão on-line do evento, pessoas interessadas ao tema puderam participar de um ambiente virtual que reuniu profissionais de diversos lugares do país dispostos a discutir e aprofundar a temática e outros assuntos relacionados à educação integral.
O fórum virtual abordou a importância das ações socioeducativas desenvolvidas pelas organizações não governamentais no contexto da educação integral e a questão das parcerias, da articulação individual/coletivo e intencionalidade entre essas organizações, escolas, famílias e políticas públicas.
Texto: Denise Soares
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								