Um espaço voltado para o debate e troca de experiências. Com esse objetivo a Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Departamento de Educação Física escolar abriu na manhã desta quarta-feira, 24, a programação do IV Fórum Municipal de Educação Física Escolar, que traz o tema “Conteúdos para a Educação Física: novos horizontes para a intersetorialidade”. O encontro, que ocorrerá até o dia 26, está sendo realizado no aditório da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), como parte da formação voltada para os professores da rede municipal de ensino.
Na abertura do evento os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a paralisia cerebral, na conferência do fisioterapeuta Paulo Douglas Andrade, intitulada “A relação das lesões dos membros inferiores com as atividades esportivas de quadra”. Durante a exposição, foram elencados alguns esportes que podem ser aplicados a alunos com a deficiência cerebral e outras limitações, entre eles a bocha, futebol de sete (para deficientes visuais) e vôlei sentado.
O objetivo do Fórum é promover a troca de experiências e informações que proporcionem a construção e aplicação de novos conteúdos curriculares, para as práticas corporais nas unidades de ensino do município de Belém. “Este ano nós começamos a discutir a inclusão na Educação Física escolar, permitindo aos profissionais a abertura de novos horizontes para a prática esportiva”, explicou a diretora do DEEF, Elizabeth Gomes.
Para o fisioterapeuta, encontros como este colaboram para ampliar os conhecimentos adquiridos na academia. “Geralmente, a grade do curso de Educação Física não abrange aspectos como este. E, na prática, é comum que os profissionais se deparem com alunos com deficiência e não saibam como agir. Então, a conferência vem justamente para mostrar que é possível trabalhar com crianças com deficiência usando a criatividade”, afirmou.
Professora de Educação Física da Fundação Escola Bosque, Thalita Ramos tem seis alunos com diferentes deficiências – física, intelectual e visual – na faixa de 6 a 10 anos. Para ela, o momento favorece e estimula as novas práticas pedagógicas que podem ser aplicadas com os alunos. “Hoje eu faço aulas diferentes para os alunos com e sem deficiência, mas quando voltar pra escola já terei outras formas de trabalhar para estimular a integração entre eles e promover a verdadeira inclusão. Aqui, tive a oportunidade de conhecer campeões que tem limitações e percebo que os meus alunos também podem praticar os mesmo esportes que eles e, quem sabe, até se tornar atletas de sucesso”, comentou.
Nesta quinta-feira, 25, “A relação Aptidão Física e Saúde em ambientes escolares” será o tema da mesa redonda que terá a participação do Professor Doutor Christian Pinheiro da Costa /UFPA e do Prof. Msc. Ítalo Sérgio Lopes Campos/UFPA.
À tarde, o debate será sobre o “Desenvolvimento de habilidades motrícias pelas vivências rítmicas”, com a Professora Especialista Elenise Pimentel Gonçalves/Sejel; Professora Especialista Lucidéa de Sales Correa, e Aline Graziela Dias, do Grupo Experimental de Dança UEE Yolanda Martins.
A programação encerra com um workshop sobre “Atividades Físicas: dificuldades e superações”, realizado com a participação dos professores Valdir Soares Moura e Cleberson Reis de Menezes.
Texto: Aline Saavedra