Ao som do coral das crianças do Liceu de Artes de Ofícios do Distrito de Icoaraci, a Prefeitura de Belém iniciou nesta terça-feira, 23, as atividades da 12ª Semana de Ação Mundial (SAM) que vai até o dia 27 de setembro. Na capital paraense, profissionais, familiares e pessoas com deficiência se reuniram no Centro de Referência em Inclusão Educacional (CRIE) Gabriel Lima Mendes – vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semec) – para refletir sobre o direito à educação inclusiva.
A programação é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação (CGE). A manifestação faz parte de uma série de atividades que acontecem simultaneamente em mais de 100 países. Este ano a intenção é sensibilizar a população e as autoridades sobre a necessidade de mais qualidade e investimentos no ensino para pessoas com deficiência. Em Belém, a programação é organizada pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Semec.
“Nós sabemos que a educação é um direito de todos e é garantida por lei, assim como também é geradora de outros direitos. A partir do momento que você tem conhecimento, você também passa a buscar outras garantias que lhe são asseguradas”, comentou Vanessa Furtado, terapeuta ocupacional e coordenadora do Centro-dia de Referência para Pessoas com Deficiência em Situação de Dependência.
É no Centro-dia que o seu José Monteiro dos Santos deixa o filho Flávio, de 21 anos, para receber os cuidados da equipe técnica. O jovem tem paralisia cerebral e frequenta o espaço desde o início deste ano, após um convite de uma funcionária para conhecer o centro, na chamada "busca ativa". “Para lidar com pessoas especiais tem que ter mais do que amor. Encontrei isso nos profissionais que atendem meu filho”, comentou José dos Santos.
Denise Costa, coordenadora do CRIE, enfatizou a importância da ação integrada entre educação, assistência social e saúde em prol da educação inclusiva. “Nosso objetivo é acolher a família como um todo para que a pessoa com necessidade especial se torne um cidadão com todos os direitos assegurados”, disse.
Após a apresentação do coral foi feita a abordagem dos serviços oferecidos pelo município de Belém para pessoas com deficiência, seguida de palestra sobre o tema. O evento finalizou com um momento de confraternização, marcado por um coffee-break. No sábado, 27, a programação da 12ª Semana de Ação Mundial encerra com uma ação na Praça Batista Campos, a partir das 8h30.
Texto: Denise Soares
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								