A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) encerra nesta terça-feira, 23, na academia da Praça Amazonas, a segunda etapa das avaliações nutricionais realizadas nas academias ao ar livre localizadas em Belém e Mosqueiro. A avaliação é parte do acompanhamento feito pelos professores da Sejel, junto com a nutricionista Sílvia Marçal, e atualiza informações sobre o desempenho das pessoas atendidas para verificar os resultados dos programas de exercício aplicados. Os alunos que freqüentam regularmente as academias ao ar livre têm uma ficha onde constam todas suas informações.
As avaliações são sempre acompanhadas de uma palestra sobre alimentação saudável. Quando é detectado algum caso de obesidade a orientação é individual. “Com essa avaliação a gente pode verificar se as pessoas estão com o peso adequado, sobrepeso ou obesidade. Há casos de alunos com peso normal, mas com circunferência abdominal acima do valor e isso indica trabalho cardiovascular com sobrecarga. Daí a importância desse acompanhamento”, explica Sílvia Marçal.
Há quinze dias as amigas Dejanira e Elisabeth decidiram começar a praticar exercícios físicos e procuraram a academia do conjunto Médici II. A avaliação, realizada na semana passada, apontou perda de peso e de medidas, para alegria da dupla. “Estou feliz da vida. Não fazia atividades, era sedentária, então vi o trabalho da Prefeitura e resolvi experimentar. É excelente. Agora já se tornou um hábito”, atestou a dona de casa Dejanira Neves.
A avaliação de hoje acontece na academia da Praça Amazonas, a partir das 18h30. Quem ainda não freqüenta as aulas regularmente ou não tem ficha de acompanhamento também pode participar.
Texto: Fabiana Cabral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								