Comunidade escolar, associações, igreja e lideranças comunitárias dos bairros da Sacramenta, Telégrafo e Vila da Barca participaram do Fórum Especial de Segurança Pública, realizado nesta quarta-feira, 17, no salão da Igreja do Perpétuo Socorro, na rodovia Arthur Bernardes, organizado pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup).
O objetivo do encontro é aproximar a gestão municipal da comunidade, para articular e alinhar políticas públicas voltadas a crianças, adolescentes e idosos, de forma a garantir os direitos civis, prevenir e combater a violência.
“É o momento no qual podemos ouvir a população sobre os principais problemas que ela enfrenta no âmbito da segurança pública e buscar soluções que os eliminem ou pelo menos os amenizem”, comentou o Tenente Coronel Favacho, da Polícia Militar.
A proposta do Fórum Especial de Segurança é identificar as principais ocorrências de crimes para combatê-los de maneira mais efetiva, a partir da atuação integrada da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
O subcomandante da Guarda Municipal, José Carlos, participou do encontro e falou de alguns projetos desenvolvidos pela corporação. “Até outubro a Guarda deverá reforçar o efetivo já existente na Vila da Barca, que atuará 24 horas na fiscalização preventiva e também em ações ostensivas, quando estas se fizerem necessárias. Assim, a população da área e arredores terá mais segurança. Além disso, os moradores da vila serão beneficiados com o projeto “Anjos da Guarda”, que levará esporte e lazer à comunidade. Futuramente, a Guarda será descentralizada para garantir uma atuação mais ampla nos diversos bairros”.
A moradora do Telégrafo, Cleonice Lopes, participou do Fórum para esclarecer algumas dúvidas. Ela quis saber dos representantes da PM e Guarda Municipal o que vem sendo feito para melhorar efetivamente a segurança do seu bairro. “Não podia deixar de vir, afinal, só cobrar soluções não resolve, é preciso que a população participe desses momentos. Tudo que soma é proveitoso, temos que ir à luta, ainda mais quando se trata de segurança”, disse ela.
Nelsa Nascimento, moradora da Sacramenta, também concordou que a população precisa estar mais presente nesses momentos. “Esse fórum é de extrema importância para toda a cidade. Estamos passando por um momento muito difícil na segurança, a criminalidade está demais, por isso temos que nos unir à administração pública”.
Texto: Priscylla Gester
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								