Os mercados municipais de Belém apresentaram no mês de agosto novas quedas no preço do pescado, segundo pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Economia (Secon) e Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA).
“Este é o quarto mês consecutivo em que ocorre o fenômeno da queda de preço no pescado comercializado nas feiras e mercados da capital e a tendência é que o valor caia ainda mais nos próximos meses”, avalia o supervisor técnico do Dieese, Roberto Sena.
As maiores baixas de preços foram observadas nos seguintes tipos de pescados: traíra (-14,46%), xaréu (-13,32%); aracu (-10,95%); piramutaba (-10,21%); curimata (-5,53%); pescada gó (-5,35%); pescada amarela (-4,49%); pratiqueira (-4,25%); filhote (-3,27%); dourada (-2,49%); pescada branca (-2,40%) e a arraia com (-0,48%).
“Os resultados desse estudo têm animado bastante a população de Belém, que nas proximidades do Círio de Nazaré, além dos pratos tradicionais da época, como a maniçoba e o pato-no-tucupi, também terá na mesa uma variedade de pescado à preço acessível”, comenta o Secretário Municipal de Economia, Marco Aurélio Lima do Nascimento.
Texto: Roberta Corrêa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								