Nos últimos meses, profissionais do Bosque Rodrigues Alves têm observado o abandono de muitos animais domésticos no Jardim Botânico, em especial os gatos. A prática já estaria inclusive prejudicando animais que vivem nessa área de preservação.
De acordo com o diretor do Bosque Rodrigues Alves, Roberto Pinheiro, a população deve evitar o abandono. “Essa prática não é legal, o espaço não recebe animais domésticos”, informa.
“Esses gatos vão se tornando caçadores. Então eles vão crescendo e começam a buscar mais alimentação. Entre os alimentos que eles buscam estão os marrecos que vivem em fauna livre no Bosque. Na última ninhada da espécie, muitos morreram após o ‘ataque’ de gatos. Sem contar que também colocamos duas vezes por dia alimentos para os outros animais que vivem em fauna livre, e esse gatos estão comendo”, relata.
No último mês um dos gatos abandonados deu cria no Bosque, multiplicando o número de animais. “Nós queremos solicitar que essas pessoas que por algum motivo não podem mais ficar com esses animais em casa, procurem uma associação para doar e não simplesmente abandonar no Bosque. Pois o espaço não é adequado para receber animais domésticos”, orienta Roberto Pinheiro.
Texto: Ana Paula Azevedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								