Um dos principais cartões postais de Belém completa 131 anos nesta segunda-feira, 25. Para celebrar a data e também presentear a população, uma programação especial organizada pela Prefeitura de Belém, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), garantiu a abertura gratuita do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves aos visitantes durante todo o dia de hoje.
“Com o passar do tempo a importância do Bosque só aumenta, já que essa é uma área de preservação cravada no centro da cidade. O Jardim Botânico, além de servir como área de lazer, também é referência para pesquisas e estudos, já que é possível encontrar espécies da fauna e flora que já estão em extinção totalmente conservadas”, explica Roberto Pinheiro, diretor do Bosque Rodrigues Alves.
Nesta segunda-feira, a equipe de Educação Ambiental e da Flora realizaram um trabalho especial com as escolas do entorno do parque. Os alunos puderam participar das trilhas monitoradas, onde conheceram um pouco mais sobre os animais, e ainda de um trabalho educacional com a população do entorno focado na conscientização ambiental, para reforçar que os maus tratos, abandono e tráfico de animais domésticos e silvestres são crimes.
“Estamos aqui para comemorar uma trajetória de mais de um século de preservação e lazer que o Bosque vem proporcionando à população do Pará e de tantos que buscam aqui informação sobre a fauna e flora amazônica. É muito importante que a população tenha consciência do quanto é importante cuidar desse espaço. Muitas pessoas ainda insistem em jogar lixo no chão, alimentar os animais, e nada disso não é permitido. Para tentar mudar essa realidade, estamos investindo nesse trabalho de educação ambiental com as crianças e jovens, pois sabemos que eles são potenciais disseminadores dessa mensagem de preservação”, explica Acácia Rodrigues, coordenadora de Educação Ambiental da Semma.
As atividades contaram com a participação dos alunos da Escola Municipal Alzira Permambuco. “Eu gostei muito de participar da ação, pois além de aprender um pouco sobre alguns animais em extinção, pude ainda ajudar a transmitir a mensagens sobre os cuidados que devemos ter com o Bosque”, diz a aluna Ana Jéssica Siqueira, de 12 anos.
A ação desenvolvida no entorno do Bosque também foi aprovada pela população. “Todos os dias caminho aqui na calçada do Bosque e confesso que era costume comprar banana para alimentar os macacos. Eu achava que estava colaborando de alguma forma com essa atitude, mas hoje fui conscientizada que está errado e não pretendo mais repetir”, diz a aposentada Maria Claudenice Souza.
Muita gente aproveitou as comemorações do aniversário do Bosque Rodrigues Alves para visitar o local. “Eu e minha esposa sempre trabalhamos aos finais de semana, então é difícil arrumar tempo para fazer um programa desses com as crianças. Mas como hoje estamos de folga decidimos aproveitar que a entrada é gratuita para fazer um passeio com nossos filhos e deixar que eles pudessem ver os animais de perto”, conta o garçom Antônio Lemos.
Programação
A programação especial de aniversário do Bosque Rodrigues Alves segue até domingo, 31, com trilhas monitoradas, apresentação do Cine Bosque, oficinas de reciclagem e contação de histórias, entre outras atividades.
Todas as atividades da programação acontecem de 8h às 12h. O Bosque Rodrigues Alves fica aberto até 17h para visitação.
História do Bosque
O Bosque Rodrigues Alves é uma área de floresta nativa, com 15 hectares, localizado no centro de Belém. O local foi inaugurado como parque municipal em 25 de agosto de 1883. Inspirado nos moldes do “Bois de Bologne” – área verde localizada em Paris/França, abriga uma importante diversidade de espécies da fauna e flora do ecossistema amazônico.
Um grande bioma preservado em pleno coração da cidade de Belém, reconhecido nacional e internacionalmente, o Bosque Rodrigues Alves recebeu em julho de 2002 o título de Jardim Botânico da Amazônia, com base na Resolução nº 266, de 03 de agosto de 2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).
Com a certificação o Bosque entrou na lista da Rede Brasileira de Jardins Botânicos que integra a Botanic Gardens Conservation International (BCGI), Rede Mundial de Jardins Botânicos com mais de 1.846 jardins botânicos em 148 países.
De acordo com o último levantamento realizado no Bosque, no local é possível encontrar mais de 300 espécies de árvores e 63 espécies da fauna. Dessas, 36 vivem em cativeiro e 28 em ambiente livre.
Texto: Ana Paula Azevedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								