Mosqueiro prepara cemitérios para Dia de Finados

A Agência Distrital de Mosqueiro (Admos) está finalizando as ações de limpeza nos cemitérios para o Dia de Finados, que irá transcorrer na próxima terça-feira, 2. A ilha de Mosqueiro possui três cemitérios. O maior é o São José, localizado na Vila, com 3.530 sepulturas; o segundo é o cemitério Santa Maria, em Carananduba, com 2.263; e conta também com o São Odorico, na Baia do Sol, com 742 sepulturas. As três necrópoles passaram por limpeza e pintura dos muros de proteção.

Segundo a administração da Admos, a expectativa é receber um grande número de visitantes, considerando a flexibilização de público prevista no Decreto Estadual 800/2020 e a homenagem de familiares, que perderam entes queridos durante o pico da pandemia da covid-19.

No cemitério da Vila, a movimentação deve começar bem cedo, assim como no cemitério Santa Maria, em Carananduba, onde foi sepultada a maioria das vítimas da covid-19, em Mosqueiro.

O diretor do Departamento de Necrópoles da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Lucas Farias, orienta o público a antecipar as visitas para evitar aglomerações. O horário de funcionamento dos cemitérios de Mosqueiro será das 8h às 17h na segunda-feira, 1º; e de 7h às 16h, na terça-feira, 2.

Por orientação da Seurb, serão cumpridos os protocolos de segurança anticovid, como a exigência de uso de máscaras, higienização das mãos e respeito ao distanciamento.

A segurança nas necrópoles ficará por conta da Guarda Municipal de Belém (GMB) e da Polícia Militar, que segundo o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar de Mosqueiro, coronel Francisco Ferreira, vai realizar rondas ostensivas pelos locais de maior concentração de público.

Limpeza – Todos os três cemitérios de Mosqueiro passaram por limpeza com os serviços de roçagem, coleta de entulhos e pintura do muro. A diretora o Departamento de Necrópoles da Agência Distrital, Heloisa Andrade, acompanhou as ações e lembrou, na manhã desta terça-feira, 26, que a Admos vem realizando o recadastramento das pessoas que possuem as chamadas sepulturas perpétuas.

O objetivo do recadastramento é criar um banco de dados inédito sobre os proprietários, evitando assim, o abandono dos espaços. Para realizar o recadastramento são necessários os seguintes documentos: título de propriedade da sepultura, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência do titular. O atendimento é na Agência Distrital é de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h, e vai até o dia 20 de dezembro deste ano.

Serviços
Cemitério são José – Vila
Cemitério Santa Maria – Carananduba
Cemitério São Odorico – Baia do Sol
Horários
Segunda-feira – 01/11, das 8h às 17h
Terça-feira, Dia de Finados – 02/11, das 7h às 16h.

Texto: Selma Amaral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar