Está agendada para esta terça-feira, 19, a reunião entre Prefeitura de Belém e lideranças comunitárias da Vila da Barca que irá discutir, acertar e explicar o projeto que está sendo executado na comunidade. Há uma semana foi divulgado o edital de licitação para a conclusão das 78 unidades habitacionais da segunda etapa do projeto Vila da Barca. Em uma ação integrada de órgãos da Prefeitura Municipal de Belém na área, foram realizados serviços de limpeza, mapeamento e assistência social na manhã desta segunda-feira, 18.
“É nossa responsabilidade darmos uma solução para a Vila da Barca. Estamos empenhados em viabilizar o financiamento dessas unidades por meio da Caixa Econômica Federal. Há 11 anos que o projeto não vai pra frente, a população merece ser atendida”, afirma o secretário municipal de Habitação, João Claudio Klautau.
Durante o mutirão desta segunda-feira, serviços de limpeza como retirada de mato, entulho e desentupimento dos esgotos foram realizados pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). Técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) foram ao local para mapear os pontos que precisam de iluminação pública, uma das maiores demandas feitas pelos moradores.
A Guarda Municipal (GMB) com o apoio da Fundação João Paulo XXIII (Funpapa) retirou algumas pessoas que estavam ocupando indevidamente o local. Todas foram encaminhadas para a assistência social da Fundação e devidamente atendidas pelo órgão.
A PMB por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) está em um processo de readequação da terceira etapa do projeto. A Sehab estuda o plano arquitetônico para os empreendimentos, sempre levando em consideração as opiniões dos moradores.
Texto: Caroline Torres