A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realiza neste sábado, 09, uma operação especial para controle de ervas daninhas. O alvo da ação são prédios históricos, que passarão por uma limpeza para remoção desses vegetais, e semáforos cuja visibilidade esteja comprometida pela presença de galhos de árvores próximos.
A ação inicia às 7h30, com a poda de galhos que estão cobrindo semáforos nas vias de Belém. Para realizar o serviço será necessário interditar parte das vias no momento da retirada dos vegetais. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) acompanharão o trabalho orientando o trânsito.
Entre os perímetros que vão receber o serviço estão o cruzamento da Travessa 14 de Março com Diogo Moia; Ferreira Pena com 14 de Março; Mundurucus com Doutor Moraes; Castelo Branco com Avenida Magalhães Barata; e Fernando Guilhon com Alcindo Cacela. A ação segue até as 12h.
Após o intervalo para o almoço, os funcionários da Semma farão a limpeza dos ipuís no Palácio Antônio Lemos e no Solar da Beira, no Comércio. A ação inicia às 14h e segue até o final da tarde.
Os ipuís são ervas invasoras que brotam nas fachadas de prédios antigos, levadas por pássaros, e acabam se proliferando devido à umidade. Normalmente, os ipuís estão no alto dos casarões antigos. Caso a erva não seja retirada pela raiz, ela se multiplica e chega a tomar o tamanho de um vegetal de médio porte.
Texto: Ana Paula Azevedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								