Três meses depois de ter cinco atletas convocados para a Seleção Brasileira de Futsal de Surdos, a equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer embarcou nesta quinta-feira,31, para Anápolis, estado de Goiás, onde disputará o 4º Campeonato Brasileiro da modalidade. A competição acontece nos dias 2 e 3 de agosto e a participação da Sejel só foi possível graças aos excelentes resultados do programa Esporte sem Barreiras.
“Como a Sejel não é associação nem federação foi preciso muita conversa com a Confederação Brasileira de Futsal de Surdos. Explicamos a relevância desse programa e o apoio que tem sido dado pela Prefeitura e eles entenderam a importância de incentivar o esporte, principalmente para as pessoas com deficiência, e abriram essa condição pra gente”, explicou o professor Márcio Cerveira, técnico da equipe.
A delegação paraense leva 14 atletas, inclusive os convocados, que se prepararam durante todo o mês de julho,com treinos diários e em dois períodos, tudo para garantir um bom resultado no Brasileiro, de onde vai sair a lista dos convocados para disputar o Campeonato Sul Americano,em Caxias do Sul,no mês de novembro. “Nosso maior adversário é o Rio Grande do Sul,sem dúvida, mas nós treinamos forte para enfrentar qualquer time,afinal pra ser campeão tem que ganhar de todo mundo”, afirmou Cerveira.
Horas antes da viagem a ansiedade tomava conta dos atletas e muitos fizeram questão de trazer a família para acompanhar o embarque. Da família de Paulo André vieram os pais, Regiane e Pedro, felizes pelo filho estar realizando um sonho de infância. “Ele sempre gostou de futebol, chegou a jogar em um clube, mas não ficou por causa da surdez. Hoje ele está realizado. Essa oportunidade que a Sejel proporcionou a ele foi muito positiva pra vida de todos nós”, disse a costureira Regiane Damasceno, mãe do atleta.
Hinglid Oliveira também foi se despedir e contou como o irmão, Igor, mudou após ingressar no Esporte sem Barreiras. “Ele está muito empolgado. Mudou hábitos, tem uma alimentação mais saudável, está mais determinado e responsável. Ele se identifica com o que faz e está realizado em fazer parte desse time”.
Para o coordenador de Projetos Especiais da Sejel, Valdir Moura, a Sejel está colhendo os frutos de um trabalho sério que recebeu o apoio necessário para se fortalecer. “É graças ao apoio da prefeitura de Belém,através da Sejel, que acreditou no nosso projeto, que virou um programa e hoje está contemplando sete modalidades esportivas,dentre elas o futsal de surdos.
O secretário municipal de Esporte,Juventude e Lazer, Thalles Belo, também fez questão estar presente ao embarque e reunir pais, atletas e coordenadores da Sejel para desejar boa sorte e incentivar a equipe que seguiu para Goiás. “A Prefeitura e a Sejel está mandando vocês pra esse Campeonato Brasileiro não só porque acredita na inclusão pelo esporte, mas na capacidade de vocês de defender e elevar o nome do município que, pela primeira vez, investe em políticas públicas de esporte voltadas para pessoas com deficiência. Isso nos motiva, nos incentiva e deixa um legado, acima de tudo”. E concluiu: “Nosso maior resultado nós já conseguimos, que foi a inclusão. Mas não esqueçam de todas as dificuldade que passamos até chegar aqui e de cada família que vocês representam. Joguem com qualidade, com honestidade e garra”.
Texto: Fabiana Cabral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								