Os ciclistas e pedestres que antes tinham muita dificuldade em atravessar a avenida Júlio César, próximo à avenida Centenário, comemoraram a implantação do semáforo neste perímetro. “Atravesso essa rua todos os dias e era impossível atravessar sem o semáforo. Os carros nunca respeitam os pedestres e nos arriscávamos aqui. Agora ficou bem melhor”, disse a moradora de Val-de-Cães.
Desde às 15h desta sexta-feira, 25, o semáforo está implantado e funcionando no novo ponto da avenida e os pedestres já conseguem atravessar com segurança. A alteração do semáforo, que antes estava localizado embaixo da passarela, próximo à rua Teodoro Palmeira, foi feita com base em estudos técnicos da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob, que apontaram que uma média de 300 ciclistas e 150 pedestres passam por hora neste trecho.
“O semáforo é uma ação em prol da vida dessas pessoas que precisam atravessar aqui. Todos nós somos pedestres e sabemos o quanto é mais seguro atravessar na faixa e com a ajuda do semáforo”, explicou a superintendente da Semob, Maisa Tobias. Márcia Tânia, que mora no canal Água Cristal, também aprovou a mudança. “Tenho filhos pequenos e sempre me preocupava com eles na travessia. Agora vai ficar bem melhor”, comemorou a dona de casa.
Complemento
A avenida Júlio César será novamente interditada parcialmente das 22h desta sexta-feira, 25, até às 2h da manhã de sábado, 26, entre o viaduto Daniel Berg e Avenida Centenário. O fechamento de uma faixa por vez é necessário para o ajuste da pintura de uma faixa de retenção, a fina linha que fica próximo à faixa de pedestres e delimita onde os carros devem parar no local onde o semáforo foi instalado e a implantação de sinalização complementar.
Texto: Nathalia Petta
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								