Teve até parabéns pra você entoado em coro pelos passageiros dos coletivos de Belém em homenagem ao Dia do Motorista, celebrado nesta sexta-feira, 25, Dia de São Cristóvão, o santo protetor da categoria. A equipe de educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob subiu nos ônibus e prestou homenagem aos trabalhadores. “Adorei a homenagem”, disse o motorista Cabral, da linha Benguí – Felipe Patroni, 13 anos de profissão, ao ser parabenizado pela equipe da Semob e pelos passageiros.
A ação feita para homenagear esses profissionais que, seja por motivo particular ou por trabalho, estão atrás do volante, também foi educativa, já que orientava não só os motoristas de ônibus, como todos os que passavam pelos cruzamentos. “O comportamento do motorista precisa melhorar para que o trânsito melhore”, disse Edmilson Silva, condutor habilitado há 10 anos.
A ação educativa realizada pela chefia de divisão para educação no trânsito da Semob, em parceria com o Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Sest/Senat, além do Sindicato dos Rodoviários, Setransbel, Sindicato dos Taxistas e Prefeitura de Belém começou logo cedo, às 7h, no cruzamento das avenidas Independência e Augusto Montenegro, considerado um dos pontos com maior índice de acidentes em Belém. O caminhoneiro Elson Miranda desejou muita paz ao seus colegas de profissão e aprovou a ação. “Espero que sejamos motoristas melhores”, disse.
Em seguida a equipe celebrou este dia de festa com abordagem educativa na saída da missa realizada no Santuário de Fátima, de onde uma tradicional carreata seguiu pela cidade com a imagem do santo. De lá os educadores se deslocaram para o cruzamento da Avenida Visconde de Souza Franco com Rua Antônio Barreto, onde mais motoristas foram parabenizados.
“Fizemos uma abordagem lúdica aos motoristas para lembrá-los sobre a importância que eles possuem no trânsito e os cuidados que devem ter ao conduzir seus veículos”, explica Tatiane Pinheiro, chefe de divisão para educação no trânsito da Semob.
Texto: Nathalia Petta
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								