Quando o Brasil conquistou o título mundial de handebol, com a seleção feminina, o país redescobriu a beleza, a técnica e a magia da modalidade que, apesar de muito disputada, não estava entre as mais populares no país.
E que tal uma partida de handebol na praia? Neste sábado,19, a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) realiza o segundo torneio de handebol de areia, na arena do Farol, em Mosqueiro. As inscrições podem ser feitas até às 7h, quando acontece o congresso técnico. As partidas iniciam às 8h, em sistema de eliminatórias simples, e acontecem no período da manhã e tarde. Até o momento estão confirmadas 16 equipes de Belém, Ananindeua, Icoaraci, Castanhal e Vigia.
Andréa Azevedo é técnica de uma das equipes inscritas no torneio. Atleta de handebol durante 14 anos ela comemora a realização da competição. “ Nós temos bastante equipes que praticam o handebol de areia, mas faltam competições para que a gente possa se enfrentar e se preparar para o campeonato paranse. Então, é com muita alegria que a gente recebe esse presente da Sejel, é mais um momento especial para o handebol paraense”.
Ela explica ainda que a ideia de formar uma liga de handebol de areia vem sendo fortalecida desde o ano passado, quando a Sejel realizou o primeiro torneio. “Nós temos times, atletas e técnicos, mas nos falta apoio logístico e a secretaria nos mostrou que é possível termos esse apoio que tanto nos falta”, concluiu a técnica.
A professora Sônia Almeida, da coordenação geral dos Jogos de Verão, afirma que a ideia da Sejel é, mais que oferecer uma atração diferente para público de Mosqueiro, é possibilitar o crescimento do esporte. “É uma atividade inovadora, que começamos no ano passado e fez muito sucesso. O público adorou, os atletas comemoram e por isso estamos fazendo novamente. É mais uma oportunidade que eles têm de praticar o esporte, e como incentivo ainda temos a premiação de R$ 700 para o primeiro lugar e R$ 350 para o segundo, no masculino e feminino.
Texto: Fabiana Cabral