UPA de Icoaraci recebe equipamentos para a implantação do serviço de telemedicina

Para acelerar o diagnóstico para pacientes com suspeitas de complicações cardíacas, a Unidade Pronto Atendimento (UPA) do distrito de Icoaraci recebeu,da Coordenação Estadual de Urgência, equipamentos para a implantação do serviço de telemedicina na unidade. Com isso, a realização de exames de eletrocardiografia e a geração de laudos serão feitas em até quatro minutos para pacientes graves e no máximo 20 minutos para os demais atendimentos.

A implantação do serviço de telemedicina é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências, conforme a Portaria nº 1600/2011. Em Belém, o Hospital Abelardo Santos e a Unidade de Referência da Pedreira já fazem o tele-eletro e no âmbito municipal, a UPA de Icoaraci é a primeira unidade a receber a telemedicina.

Para o diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Ivison Carvalho, a implantação ainda é experimental em Belém. “Mas já podemos afirmar que é um serviço muito eficiente e um grande ganho para a saúde municipal. A equipe já foi treinada e já está apta para atender os pacientes que necessitam do tele-eletro”, explica.

O serviço funcionará da seguinte maneira: o atendimento local coloca o aparelho diretamente no paciente, que faz a coleta de dados. Então, é enviado para o cardiologista de plantão, baseado na sede da empresa contratada pelo Estado, em Belo Horizonte.

De posse das informações, o especialista elabora o laudo e envia por e-mail à Unidade. Quando o médico da UPA recebe o laudo, conforme o resultado, toma a conduta baseada no parecer emitido ou discute com o especialista remoto que estará de plantão 24h, todos os dias da semana.

Todo esse procedimento deve ser feito em até 30 minutos. Em casos eletivos, os de maior gravidade, o laudo sai em até quatro minutos e as providências são tomadas imediatamente. “É um suporte muito importante para a equipe de urgência e emergência do município de Belém na detecção de urgências cardiológicas. É uma nova estrutura que traz um grande benefício para a nossa assistência”, reforça o diretor.

De acordo com o a Organização Mundial da Saúde, a telemedicina consiste na disponibilização de serviços voltados para os cuidados com a saúde e que ampliam a assistência e a cobertura médica. O intercâmbio de informações deve ser feito por profissionais da área da saúde por meio de tecnologias de informação e comunicação visando à promoção, proteção, redução de riscos e agravos e a recuperação do paciente.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar