Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizaram nesta segunda-feira, 14, monitoramento na baía do Guajará para verificar se o vazamento de óleo ocorrido na noite da última quarta-feira ,9, já foi contido e se o óleo atingiu as orlas de Outeiro e Icoaraci, distritos de Belém.
O vazamento ocorreu após uma embarcação reboque, da empresa Transdourada Navegação, afundar nas proximidades do porto Miramar, na Rodovia Arthur Bernardes, bairro de Val-de-Cães, em Belém.
O trabalho foi feito para verificar se ainda existe resíduo de óleo na orla da cidade. “A equipe da Semma fez uma fiscalização para verificar as condições em que se encontravam as praias e a orla de Belém. Durante a vistoria os técnicos detectaram que o vazamento foi contido e a embarcação que naufragou foi retirada, porém ainda é possível ver manchas de óleo nas proximidades de onde a embarcação afundou”, explica Kamilla Mello, diretora do Departamento de Controle Ambiental da Semma. A inspeção serviu também para avaliar se a empresa tomou as medidas de contenção recomendadas.
Além do monitoramento do local, os fiscais da Semma seguiram de lancha para as praias dos distritos de Outeiro e Icoaraci. "Os técnicos fizeram a coleta das amostras das águas para verificar se foram contaminadas. As amostras já foram encaminhadas para o Lacen para que sejam avaliadas”, completa Kamilla. O resultado do exame deve ficar pronto em 15 dias. A ação teve o apoio do grupamento fluvial do Corpo de Bombeiros.
A empresa foi multada em R$ 2 milhões, além de ter as atividades parcialmente suspensas, conforme prevê o Decreto Federal 6514/2008. O responsável pela empresa compareceu à Semma nesta segunda-feira, 14, para cumprir o protocolo da notificação, porém a Transdourada Navegação tem o prazo de 20 dias, a contar de hoje, para apresentar a defesa.
Texto: Ana Paula Azevedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								