Codem inicia projeto piloto de regularização fundiária

Um projeto inédito foi iniciado no Loteamento Jardim Uberaba, no Tapanã. Mais de 300 pessoas passaram pelo Sítio Daniele, na manhã deste sábado, 05, para receber orientações e fazer a entrega de documentos referentes à regularização de seus terrenos.

“A articulação para a assinatura do termo de cooperação entre codem e defensoria pública do estado para trabalhar na regularização em áreas particulares está em andamento. Esperamos que até o fim do mês a parceria seja formalizada”, explicou Claudia Macedo, diretora de gestão fundiária da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém.

Desenvolvido em áreas particulares e utilizando o instrumento de regularização do usucapião, o projeto prevê que a Codem realize os levantamentos técnicos, como coleta de documentos, medição e desenho do terreno, enquanto a Defensoria fica responsável por ajuizar as ações de usucapião e as lideranças fazem a mobilização e organizam as reuniões com os moradores. A parceria também envolve o Tribunal de Justiça do Estado – TJE, prevendo a implantação de uma vara fundiária para recepcionar estas ações.

Historicamente é a primeira vez que o município de Belém atua dessa maneira, fazendo regularização em áreas particulares. “As ocupações localizadas nas áreas de expansão de Belém ficavam desassistidas, então a Codem propôs essa parceria e o termo de cooperação junto à Defensoria”, contou Claudia Macedo.

Neste projeto piloto, são estimadas em torno de mil ações e Claudia explica, ainda, que, a partir de agora, “toda semana a Codem fará a coleta de documentos, para a cobertura de toda a área do Loteamento Uberaba”.

Expansão do projeto

Mais áreas serão regularizadas, como o Loteamento Carmelândia, com reunião já programada para o dia 12 de julho.

Texto: Karol Amaral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar