O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) reconheceu o avanço na qualidade da merenda escolar fornecidas aos alunos da rede municipal de ensino de Belém, em especial, as localizadas na região das ilhas. O reconhecimento deu origem a uma matéria jornalística publicada no portal do FNDE, escrita pelo representante do órgão que esteve na capital no início deste mês.
Com base na informação que a alimentação da comunidade ribeirinha é sustentada de mandioca, açaí e peixe, o representante do órgão, Warner Bento Filho, ressaltou a importância da diversidade do cardápio escolar para a qualidade do hábito alimentar dos alunos, e enfatizou que dessa forma, demais nutrientes são inseridos na alimentação escolar, proporcionando um melhor desenvolvimento físico e intelectual.
Hoje, a merenda escolar fornecida para os alunos consiste em um cardápio de alimentos frescos, como peixe, frango e carne vermelha. Além de hortaliças, açaí e galinha caipira fornecidas da agricultura familiar. Segundo a Fundação Municipal de Assistência ao Estudante de Belém (Fmae), em breve, a instituição passará a adquirir tucupi e outros derivados de mandioca da comunidade quilombola do Abacatal para a merenda.
Além do reconhecimento da qualidade na alimentação dos estudantes, foi destacado que os esforços da PMB em relação à merenda já rendeu premiação. Em 2013, Belém recebeu o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, concedido pela ONG Ação Fome Zero.
O presidente da Fmae, Walmir Nogueira, ressaltou a importância da educação alimentar e nutricional para o desenvolvimento escolar. “Investindo em uma alimentação de qualidade e possibilitando para o aluno um hábito alimentar mais saudável, estamos contribuindo para o seu desenvolvimento, pois bem alimentada, adquiri mais conhecimento”, concluiu o presidente.
Leia a matéria na íntegra em www.fnde.gov.br
Texto: Andreza Carvalho