Sesma promove ações durante Moto Passeio dos Namorados

Para orientar motociclistas sobre violência no trânsito e sobre cuidados com a saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs) e do Núcleo de Promoção Social (Nups), participou da 26ª edição do Moto Passeio dos Namorados, que este ano teve como tema a Copa do Mundo. Cerca de seis mil motociclistas estiveram no evento, que aconteceu ontem (15), com saída do Entroncamento e chegada na praia do Farol, no distrito de Mosqueiro.

Foi a primeira vez que a Sesma participou deste tipo de evento. A iniciativa fez parte do projeto federal “Vida no Trânsito”, que em Belém é coordenado pela Secretaria, em parceria com diversos órgãos estaduais e municipais, cujo principal objetivo é reduzir a violência no trânsito por meio de investimentos em educação, fiscalização, saúde, infraestrutura e informação.

“Temos constatado que a maioria dos leitos hospitalares está ocupada com pessoas vítimas de acidentes de trânsito, sobretudo, motociclistas. Por isso, o projeto visa integrar e tornar parceiros órgãos públicos e sociedade civil, com intuito de prevenir acidentes e promover a saúde”, explica Maisa Moreira, coordenadora de Prevenção de Acidentes e Violência da Sesma e coordenadora do Projeto Vida no Trânsito.

AÇÕES NA ILHA

Em Mosqueiro, a Sesma recebeu os motociclistas com diversos serviços de saúde. O Devs Itinerante realizou verificação de pressão arterial, imunização com as vacinas para febre amarela e tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e meningite), além de orientações sobre dengue, leptospirose e alimentação saudável. Já o Nups levou à ilha a conscientização sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, prevenção de acidentes, saúde do homem e tabagismo.

“Inclusive fizemos o cadastramento de pessoas para iniciar o tratamento antitabaco. Também distribuímos camisinhas e tivemos a apresentação de uma peça de teatro chamada Vida no Trânsito, produzida pela equipe do Distrito Administrativo do Entroncamento – Daent, sobre a prevenção de acidentes”, reforça Maisa.

O Moto Passeio dos Namorados foi promovido pela Associação Paraense de Motociclistas (Aspamoto) e teve ainda em sua programação doação de alimentos para instituições carentes e sorteio de duas motocicletas zero quilômetro e outros vários prêmios. O evento recebeu o apoio da Prefeitura Municipal de Belém, Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), projeto Vida no Trânsito e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Tó Teixeira e Guilherme Paraense, e a participação de patrocinadores.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar