Dez açougues e vendas de frango são autuados durante fiscalização da Semma

Dez açougues e vendas de frango foram notificados neste sábado, 14, durante a operação “Monitora Belém”, da Prefeitura de Belém, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Os estabelecimentos apresentavam problemas desde a estrutura até a higiene dos espaços, além de não terem a licença de operação para funcionar. A ação que iniciou no mês de abril, aconteceu na feira da Avenida Fernando Guilhon, no bairro do Jurunas.

Durante a fiscalização outros dois estabelecimentos foram fechados por não apresentarem as condições mínimas de funcionamento, eles têm o prazo de cinco dias para comparecem à Semma para regularização. Carros sons que estavam circulando sem a autorização de fonte também receberam orientações dos fiscais.

“A nossa operação para fiscalizar os açougues e venda de frangos começou no mês de abril. E pelo fato do bairro do Jurunas ter um número muito grande de denúncias, tivemos que retornar várias vezes. A partir do próximo final de semana, a fiscalização será em outro bairro", explica a chefe de fiscalização da Semma, Ivanelma Gomes, que também é coordenadora da ação.

A operação tem como objetivo fiscalizar as condições sanitárias e ambientas de atividades como: açougues, vendas de carnes e pescados em feiras livres, assim como o descarte de resíduos, além de prevenir a poluição ambiental por despejo irregular em via pública.

“Infelizmente ainda é muito comum presenciarmos que esses dejetos sejam jogados em vias públicas. Muitos estabelecimentos não tem o mínimo de cuidado, colocando assim em risco a saúde do consumidor”, diz Ivanelma.

A população que fazia compras na feira da Avenida Fernando Guilhon aprovou a fiscalização. “Sempre reparei que alguns estabelecimentos são sujos, os alimentos ficam expostos a insetos, porém nunca tinha visto fiscalização. Então eu fico muito feliz de saber que o poder público está preocupado com a saúde dos consumidores e está fazendo essa ação para que esses açougues melhorem. Dessa maneira acredito que a venda também irá aumentar”, garante a dona de casa, Claudenice Miranda.

A operação “Monitora Belém conta com a parceria da Secretaria Municipal de Economia (Secon), de Urbanismo (Seurb), de Saneamento (Sesan), de Saúde (Sesma) e da Guarda Municipal. Cada secretaria atuou dentro de suas competências.Dez açougues e vendas de frango são autuados durante fiscalização da Semma

Texto: Ana Paula Azevedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar