Nos três últimos dias a atenção em algumas ruas de Belém foi além dos sinais de trânsito. Grupos folclóricos, quadrilhas juninas e bois bumbás, atraíram todos os olhares em cinco pontos da cidade escolhidos pela Fundação Cultural do Município (Fumbel) para concentraem a divulgação da programação junina da Prefeitura de Belém.
Durante a ação, o público se misturava às atrações juninas que animavam as faixas de pedestres enquanto o sinal fechava, convidando a todos para o “Arraiá da Capitá” que acontece a partir desta sexta-feira, 13 de junho.
Com esse tipo de divulgação o objetivo da Fumbel é fazer com que as pessoas interajam com os artistas, proporcionando uma proximidade maior do público com o evento. Edson Brandão, secretário da Lei Tó Teixeira, que organizava a ação do ponto em frente ao shopping Pátio Belém, esse tipo de ação pode ser considerado “marketing de guerrilha”, e tem a finalidade de chamar a atenção de todos e a partir daí, continuar sendo divulgado por quem presenciou a intervenção. “A intenção é ser mesmo um viral, é deixar as pessoas baterem fotos, filmar e continuar divulgando nossas ações através de redes sociais”, explica o secretário.
A dona de casa Graça Marinho, saia do shopping quando viu a movimentação no meio das faixas de pedestres. Ela revelou que é apaixonada pelo São João confirmando presença na plateia das quadrilhas juninas. “ A partir de amanhã estarei no portal da Amazônia vendo as apresentações das quadrilhas, com certeza”, garante.
Para Alexander Launer, percussionista do grupo Trilhas da Amazônia de Icoaraci, independente da ação ser de divulgação do evento, acaba sendo muito importante para os grupos convidados divulgarem também seu trabalho. “ Nada melhor do que fazer apresentações em diversos locais, isso nos divulga e nos dá destaques muito importantes”, avalia o percussionista.
A ação da Fumbel occoreu na travessa Padre Eutíquio (em frente ao shopping Pátio Belém); Antônio Barreto com Doca de Souza Franco (próximo ao shopping Boulevard), Dr. Freitas com Duque de Caxias, (próximo ao Hangar Centro de Convenções) São Brás, José Bonifácio com Magalhães Barata,Presidente Vargas com João Diogo (próximo ao colégio IEP).
Texto: Hugo Figueiredo