Em visita ao HPSM Mário Pinotti na última semana, representantes do Ministério da Saúde comprovou os investimentos feitos pela Prefeitura de Belém no hospital, através da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Ivison Carvalho, os dois HPSM’s de Belém recebem mensalmente incentivos do MS para a qualificação do atendimento, por isso a necessidade da visita que resulta em produção de relatórios para apontar as necessidades de adequações e conferir o que foi feito.
“Com o investimento feito pelo Ministério conseguimos adquirir algo em torno de 750 mil reais em equipamentos dos quais uns já chegaram e outros ainda vão chegar como o tomógrafo, raio-x, alguns aparelhos de monitorização cardíaca, bombas infusoras e etc. E esses equipamentos serão entregues ao hospital para poder melhorar o seu parque tecnológico. Além desses equipamentos, ainda tem algo em torno de 3 milhões de reais especificamente para o PSM Mário Pinotti em equipamentos cujo processo de licitação está em curso. Além de adequações físicas que o hospital vai receber, com reforma da estrutura já existente e ampliação de alguns espaços de atendimento direto ou indireto de urgência e emergência nos hospitais especificamente”, explica o diretor.
Na avaliação da apoiadora da Rede de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Valmira Costa, a visita foi positiva. “Nós vimos que algumas ambiências que não eram climatizadas, hoje já estão. Em algumas organizações de fluxos, nós vimos um grande avanço. Com certeza hoje com o projeto que a prefeitura de Belém tem da aquisição do Porto Dias, vai realmente melhorar o atendimento do Pronto Socorro, pois terá um local para transferir esses pacientes, que será o novo hospital, e aí sim a direção do Mário Pinotti vai conseguir com essa desocupação visualizar onde vai ser o espaço das novas enfermarias com qualidade, porque hoje é impossível fazer uma grande reforma com os pacientes dentro do hospital”, afirma Valmira, lembrando ainda a aquisição dos novos equipamentos hospitalares. “Nós conseguimos ver que os projetos estão prontos e que já existe a aquisição de equipamentos que já estão chegando, com a conclusão das licitações. O processo que se iniciou em 2013 está sendo concretizado e o atendimento vai melhorar e com qualidade para esses pacientes”, concluiu.
Segundo o diretor geral do hospital,Sérgio de Amorim Figueiredo, as avaliações do Ministério da Saúde apenas comprovam um trabalho que está sendo realizado pela atual gestão. “As reformas pontuais e a chegada dos móveis hospitalares melhoram em muito a qualidade do nosso atendimento, além da chegada dos novos aparelhos de diagnóstico por imagem. O Ministério da Saúde veio apenas comprovar que existe um grande investimento feito por nós para que a população tenha um atendimento de qualidade e digno”, afirmou.
Texto: Kezia Carvalho