A equipe multidisciplinar da Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) da Prefeitura Municipal de Belém, formada por nutricionistas, assistentes sociais, pedagoga e estagiários de nutrição, se reuniu nesta quarta-feira, 28, no Centro Comunitário São Paulo, em Icoaraci, para a segunda ação do Projeto de Prevenção da Obesidade Infantil no município de Belém. O objetivo foi fazer um perfil nutricional e identificar crianças que se encontram em situação ou risco de desenvolver a obesidade e/ou outros distúrbios alimentares.
Uma criança com excesso de peso pode desenvolver doenças que antes eram mais comuns em adultos, como hipertensão e diabetes; além de apresentar problemas psicológicos relacionados à depressão e à baixa autoestima. Esta preocupação é a base do projeto que tem levado informação para as crianças e suas famílias sobre a importância da alimentação saudável aliada à atividade física, através de ações mensais em Organizações Não Governamentais e Projetos Sociais do município.
Na ação no Centro Comunitário São Paulo, cerca de 100 crianças, de 6 a 12 anos de idade, passaram por avaliação nutricional, com pesagem e medição de cada uma delas. Após a avaliação, as crianças participaram de atividades lúdico-pedagógicas com o uso de uma cartilha e um passatempo sobre alimentação saudável, desenvolvidos pela Copsan.
Para o Coordenador Geral da Copsan, Antonio Baetas Jr., a parceria com as ONG’s e o apoio destes espaços educacionais tem sido muito importante para se atingir o objetivo do projeto. “Estas instituições têm grande influência no dia a dia das crianças. Ao trazermos as informações adequadas para elas, e também para os pais e educadores; conseguimos trabalhar estas informações no cotidiano das crianças como uma semente, que pode germinar, crescer e dar frutos; fazendo com que elas possam ter uma qualidade de vida bem melhor”, destacou.
Para que a educação nutricional tenha continuidade após as ações, familiares e educadores do Centro Comunitário participaram de uma Roda de Conversa com a nutricionista e especialista em Nutrição Esportiva, Lorena Andrade de Souza – que também é coordenadora adjunta da Copsan; e a educadora física Thaissa Mayumi Takeshita, monitora da oficina “Esporte e Lazer”, do Programa Mais Educação, no município de Santo Antônio do Tauá. Elas deram orientações sobre como trabalhar com as crianças hábitos alimentares mais saudáveis e exercícios físicos, em casa e dentro no espaço educativo, além de ensinar receitas práticas de alimentos nutritivos que podem ser oferecidos para as crianças.
Manoel Jales, pai de Henrique Lima Jales, de seis anos, esteve na Roda de Conversa e garante que as informações serão muito úteis para melhorar a alimentação do seu filho. “Na avaliação pude saber que meu filho está acima do peso, então, a partir de agora, vou ter ainda mais cuidado com alimentação dele. Quero ensinar a ele a importância de comer alimentos mais saudáveis e diminuir o consumo de doces e refrigerantes, para que ele tenha uma boa saúde agora e quando crescer também”, ressaltou.
A programação em Icoaraci contou ainda com a presença de estagiários do Projeto de Extensão da Faculdade de Enfermagem da UFPA “Corujinhas da Amazônia”, que fizeram a verificação da situação vacinal das crianças; além do apoio do Projeto Brinca Belém, da Secretaria de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), que disponibilizou brinquedos educativos e equipamentos de lazer para a criançada.
São parceiros da Copsan na realização do Projeto de Prevenção da Obesidade Infantil no Município de Belém, em todas as ações: Secretaria de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), Funpapa – Cras Icoaraci, Secrataria Municipal de Saúde (Sesma), Fundo Ver-o-Sol, UFPA, Cesupa, Unama e Esamaz.
Texto: Lilianne Villacorta
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								