O diretor geral do HPSM Humberto Maradei Pereira (Guamá), Dr. Dionísio Pereira, o clínico geral do HPSM Mário Pinotti (Umarizal), Dr. Hildebrando Junior, e a gerente da Unidade de Saúde da Cremação, Liliana Conde foram homenageados com a comenda Gaspar Viana na Câmara Municipal de Belém. A honraria, concedida anualmente a profissionais que se destacam por efetiva contribuição no campo da pesquisa científica, saúde coletiva e bem estar da comunidade, foi entregue durante sessão especial na manhã desta quinta-feira, 23. São avaliados, profissionais de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Bio-Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia, Fisioterapia, Ciências Biológicas e de Fonoaudiologia.
Para a secretária municipal de Saúde, Dra. Selma Alves, é recompensador ver profissionais da rede de saúde de Belém reconhecidos pelo trabalho desenvolvido no atendimento aos cidadãos da capital e de todo o Estado. “Nossos profissionais da área da saúde merecem ser homenageados todos os dias pela dedicação e amor que atendem à população”, declarou.
Dr. Dionísio, que dirige o Pronto Socorro Humberto Maradei, declarou ter se emocionado com a homenagem após convite do vereador Abel Loureiro. “Através desse trabalho que nós estamos desenvolvendo pela saúde de todas as maneiras, melhorando o padrão de saúde do Estado. Para mim, é com muita honra que eu vou guardar essa homenagem”.
Com pouco tempo de formado, mas já com currículo extenso, o médico Hildebrando ficou surpreso com a comenda. “Quando fui ler sobre o que era a comenda, fiquei emocionado, já que, geralmente só quem recebe essas medalhas são médicos com mais experiência. Fui indicado pelo vereador Igor Normando por dois motivos. Um deles são os mutirões que eu organizava enquanto acadêmico. A gente conseguiu fazer quatro mutirões dos meus seis anos de faculdade e nós atendemos mais de 800 mulheres. Esse mutirão contemplava mamografia de graça, ultrassonografia e exames clínicos da mama, todos gratuitos. E também, trabalho há 4 anos no Pronto Socorro da 14 de Março, tentando realizar um trabalho diferente, atendendo com paciência, carinho e humanidade”, relatou.
“Para uma administradora hospitalar chegar a um plenário desse e receber uma homenagem tão importante como a Gaspar Viana, é muito emocionante, já que esse é um trabalho que a gente faz com muito prazer todos os dias”, declarou a administradora hospitalar e gerente da UMS Cremação, Liliana Conde.
Gaspar Viana – Foi o médico patologista brasileiro descobridor do tratamento para a leishmaniose cutâneo-mucosa. Nasceu em 1885 e viveu apenas 29 anos, mas foi responsável por valiosas contribuições à Medicina Tropical. Em 1909, ingressou no Instituto Oswaldo Cruz para atuar no Laboratório de Anatomia Patológica. Descreveu, em 1911, uma espécie nova do gênero Leishmania, a Leishmania brasiliensis, protozoário causador da leishmaniose cutâneo-mucosa. Em 1912, Gaspar Vianna comprovou o valor terapêutico do tártaro no tratamento dessa enfermidade, abrindo caminho para seu uso também em outras doenças. Gaspar de Oliveira Vianna faleceu vítima de septicemia, uma infecção generalizada causada por germes, contraída durante uma autópsia, em 1914. É considerado um dos mártires da medicina brasileira. Em 12 de setembro de 2002, a Câmara Municipal de Belém instituiu a medalha em homenagem a Gaspar Vianna.
Texto: Kezia Carvalho