Uma estratégia para apoiar os Estados e o Distrito Federal na execução dos Planos Estaduais de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social – Suas, aproximou servidores e colaboradores das prefeituras de Belém, Ananindeua, Benevides, Santa Bárbara e Marituba, que participam a partir desta terça-feira,20, do Programa Capacita Suas.
Com abertura realizada na manhã desta segunda-feira,19, no Hangar Centro de Convenções, o curso é promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), através da Coordenação de Educação Permanente e Gestão do Trabalho (Cepgt) e em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O coordenador geral do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS),José Cruz, discursou para cerca de 180 pessoas presentes no evento. “O Capacita Suas é a garantia dos direitos e demonstra um forte investimento do Estado na área de assistência social. É uma estratégia que nos desafia. Governos estadual, federal, municipal e instituições de ensino juntos superando barreiras”, enfatizou.
De acordo com o MDS, a capacitação dos trabalhadores da área da Assistência Social tem por fundamento a educação permanente, promovida de forma sistemática e continuada, sustentável e participativa, que pautada pela Gestão do Trabalho e a Educação Permanente, exige um novo perfil de trabalhadores, éticos e comprometidos com o exercício profissional.
Como órgão gestor da política da assistência social do município de Belém, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) participa do curso com mais de 100 servidores que aprofundam as discussões acerca da implementação das ações, programas e serviços socioassistenciais e compartilham com outros trabalhadores vivências no atendimento de situações de vulnerabilidade e risco social.
Para a presidente da Funpapa, Tonya Pinheiro, o momento é importante para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de toda a Região Metropolitana de Belém. “Entendemos que os recursos humanos de uma instituição são a base que fundamenta todo o trabalho desenvolvido no atendimento à nossa população excluída dos seus direitos. O curso é extremamente válido.Para que os operadores do Suas ofertem trabalho com qualidade é necessária capacitação permanente e sistemática”, disse.
O curso, num primeiro momento, terá como tema: “Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do Suas e Implementação de Ações do Plano Brasil Sem Miséria”. Iniciando no dia 19 de maio, até o dia 23, no Hangar, com carga horária de 40 horas/5 dias, o curso é destinado aos profissionais de nível superior, servidores efetivos, temporários, celestistas, colaboradores e gestores.
Texto: Denise Soares
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								