Para comemorar o Dia das Mães, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realizou uma grande ação de prevenção na Unidade Municipal de Saúde (UMS) Paraíso dos Pássaros, no bairro de Val-de-Cães, na manhã deste sábado, 10. As mães e suas famílias tiveram acesso a consultas médicas, triagem auditiva, aferição de pressão arterial e glicemia. Quem passou pelo local também contou com outros serviços de cidadania, entre estes orientação jurídica e emissão de documentos como a carteira de identidade e o cartão SUS.
Mãe de quatro filhos, a doméstica Sílvia Apolinário, 43 anos, fez questão de chegar cedo à ação, para verificar como estava a pressão arterial e ser atendida por um médico. “Descobri que sou hipertensa, desde os 24 anos, e faço meu tratamento na Unidade do Paraíso dos Pássaros, por isso, sempre que posso, venho medir minha pressão. E também, para dar conta de cuidar de todos os filhos, é preciso ter a saúde em dia”, brincou.
Com o tema “Saúde, educação e bem estar: a vez da mulher”, a programação foi realizada pela primeira vez na UMS Paraíso dos Pássaros e promoveu mil atendimentos para mães e para a população em geral. “Nosso objetivo é chamar as mulheres e a comunidade atendida pela Unidade para participar e promover a prevenção, que é o papel da assistência básica, e não apenas a assistência curativa. E, a data não poderia ser mais propícia, já que as mães são o alicerce da família e quem promove a saúde dentro de casa”, explicou Ludmila Cunha, gerente da Unidade Paraíso dos Pássaros.
Às 7h, logo que a ação foi iniciada, a balconista Edilena Siqueira, 20 anos, já aguardava para garantir a emissão da segunda via da carteira de identidade. Casada há sete meses, ela ainda não havia conseguido mudar o sobrenome. “Normalmente, é preciso agendar ou esperar para fazer a segunda via e, quando soube pela minha irmã que o serviço seria oferecido hoje, na Unidade, não poderia deixar passar a oportunidade”, frisou. As carteiras de identidade cadastradas na ação deverão ser expedidas e entregues na própria Unidade de Saúde, onde os interessados deverão retirá-las em 15 dias.
Além das consultas e emissão de documentos, o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Cemo) promoveu a orientação de escovação e fez a distribuição de kits de higiene oral, enquanto o Departamento de Vigilância à Saúde (Devs) ofereceu orientação sobre os cuidados com a dengue, alcoolismo e tabagismo, aferição de pressão arterial e glicemia e avaliação nutricional.
E, para deixar as mães ainda mais bonitas e saudáveis, o dia delas contou com aulas de ginástica e yoga, corte de cabelo, sessão de beleza e massagens relaxantes. A estudante de enfermagem e mãe de três filhos, Lúcia Costa, 26 anos, aproveitou para fazer uma limpeza de pele. “Amanhã vou comemorar o meu dia, passeando com meus filhos, e quero estar bem bonita pra isso”, disse.
Até o fim da manhã, aproximadamente mil atendimentos haviam sido realizados no evento, que contou ainda com a apresentação de coral infantil, grupo de capoeira e DJs que animaram a comunidade.
Texto: Gisele Nogami
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								