Para garantir o atendimento à população, a Ouvidoria Geral do Município de Belém (OGM) vem se reestruturando com novas ações e projetos. Além da mudança de endereço e o novo sistema de atendimento, o órgão implantou novas ações como o projeto “A Ouvidoria vai aos Bairros”.
O objetivo para este semestre é contar ativamente com a participação da população no processo de melhoria dos serviços municipais. Cerca de 50 atendimentos são feitos todos os meses no órgão. Essa quantidade representa um avanço para a Ouvidora Geral, Eliana Uchôa. “Queremos incentivar a comunidade a procurar a OGM quando a solução para o problema de seu bairro ou rua, estiver demorando ou não foi executado satisfatoriamente. Estreitar a comunicação e aumentar esta relação é um trabalho que beneficia todos”, explicou Eliana.
A ação “A Ouvidoria vai aos Bairros” é o mais novo canal de comunicação do órgão com a comunidade. No encontro, o órgão atende demandas expostas pelos moradores do bairro visitado. Um dos bairros que já recebeu o projeto pioneiro foi o da Providência, na região metropolitana de Belém. Para o presidente do Conselho de Segurança do local, Aluísio Gemaque, a ação é importante para a população sentir a presença da Prefeitura em seu bairro. “Este elo é fundamental para as melhorias que desejamos. Após a visita dos servidores da Ouvidoria, já nos reunimos com os representantes da Funpapa, Seurb, Sesan, Sesma e Secon, mostramos nossas necessidades e estamos no aguardo do atendimento. Mas o primeiro passo já foi feito, a comunidade foi ouvida”, disse satisfeito Aluísio.
Atendimento
Criada em 2005, a Ouvidoria atende desde fevereiro deste ano em novo prédio, localizado na rua dos Tamoios. O novo endereço ampliou o número de atendimentos e conseguiu aproximar o órgão da população. No local, também funciona também o Call Center 162, onde os atendentes recebem denúncias, sugestões e solicitações.
Eliana Uchôa ressalta que qualquer pessoa pode procurar a Ouvidoria. “Estamos aqui para atender qualquer cidadão do município que precise de ajuda, pode ser de assuntos relacionados ao saneamento, saúde, ações na qual ele não conseguiu ter um atendimento ágil e que podemos auxiliá-lo”, ressaltou.
As demandas reunidas através do 162, do atendimento presencial e do site da Ouvidoria são encaminhadas às secretarias competentes para que sejam identificadas e as providências sejam tomadas.
Dono de uma obra em construção, o comerciante João Navarro conseguiu esclarecer suas dúvidas e obter maiores informações para o processo da edificação. “Só consegui agilidade no meu processo de licença da obras, depois de procurar a Ouvidoria. Além do bom atendimento dos funcionários de lá, consegui tirar todas as minhas dúvidas, inclusive de algumas taxas que eu estava sendo cobrado, pela construção do prédio”, comentou o comerciante.
Serviço
Ouvidoria Geral de Belém. Endereço: Rua dos Tamoios 1333, entre Roberto Camelier e Tupinambás. Horário de atendimento presencial ou pelo Call Center (162) de 8h30 às 17h. Mais informações: www.belem.pa.gov.br/ouvidoria (Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública – TAG).
Texto: Adriana Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								