Até o dia 16 de maio, 60 novos profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas e fonoaudiólogos, recebem capacitação para iniciarem os trabalhos no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Secretaria Municipal de Saúde.
Na programação estão temas como o fluxo da rede de atenção à saúde, os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a humanização no atendimento e os sistemas de informação em saúde.
Os Nasfs são compostos por equipes multiprofissionais que vão dar apoio às Estratégias Saúde da Família (ESFs) e Unidades Municipais de Saúde no que diz respeito à articulação com outras instituições, e no planejamento de ações para a promoção e prevenção à saúde. Em Belém, as 10 primeiras equipes serão implantadas a partir do treinamento destes novos profissionais contratados para a rede de saúde.
“As equipes dos Nasfs estarão ligadas às ESFs e serão responsáveis pela capacitação dos profissionais que atuam nas Estratégias.Irão sugerir planos de ação de acordo com as especificidades de cada área e dar suporte ao atendimento de pacientes com casos mais complexos”, explicou Rita Gaspar, coordenadora do Nasf.
Os 10 Nasfs serão implantados em Icoaraci, Maracajá, Tapanã, Sacramenta, Paraíso dos Pássaros, Marambaia, Benguí II, Cabanagem, Telégrafo e Terra Firme, além da regularização do núcleo do Guamá, cuja equipe estava incompleta. “Todos os profissionais que trabalharão nos Núcleos são novos, daí a importância de promover a oficina de capacitação para que passem a conhecer a rede”, frisou Rita Gaspar.
A psicóloga Rúbia Andrade trabalhou durante dois anos na alta complexidade e, agora, prepara-se para uma nova etapa profissional, atuando na rede de atenção básica. “O nosso trabalho será de facilitador para as equipes das ESFs. Participar de uma capacitação como esta nos dá a chance de aprender tudo de novo, para que possamos desempenhar nosso papel da melhor maneira e ajudar a promover a saúde”, definiu.
Até o fim desta semana, a capacitação será teórica e, na próxima semana, oficinas práticas com situações que fazem parte da realidade das ESFs serão realizadas, para que os novos servidores possam desenvolver projetos terapêuticos e planos de saúde para os territórios onde atuarão. A partir do dia 19 de maio, as equipes iniciam suas atividades nos Núcleos.
Texto: Gisele Nogami