Identificar precocemente os casos suspeitos de hipertensão arterial antes que evoluam para complicações como um acidente vascular cerebral (AVC) ou um infarto agudo do miocárdio, é o objetivo da ação de intensificação que acontece nesta sexta-feira, 25, na Unidade Municipal de Saúde (UMS) de Águas Lindas. Durante o dia, a aferição de pressão arterial será feita para todos os usuários que procurarem a UMS, além de serem oferecidos testes de glicemia e palestras educativas sobre o tema, para os pacientes e acompanhantes que aguardarem consultas. A ação acontece das 8h às 15h.
A hipertensão é o aumento da pressão nos níveis sanguíneos, causado pelo entupimento das artérias, que conduzem o sangue. Em Belém, estima-se que 178.380 pessoas com idade acima dos 20 anos tivesse a doença em 2013. “A obstrução das artérias é provocada pela má alimentação, carregada de gordura e sal. Com esta dificuldade para que o sangue seja transportado, o coração precisa trabalhar mais rápido para bombear, aumentando os níveis de pressão”, explicou Eleonora Monteiro, coordenadora municipal de referência técnica em HiperDia (Hipertensão e Diabetes).
A pressão arterial considerada normal é a 12×8. Entretanto, o consumo exagerado de comidas enlatadas, refrigerantes, carnes com excesso de gordura e sal são fatores que colaboram para a alteração destes números. Além do fato de que quem tem na família casos de hipertensão, também está mais suscetível a desenvolver a doença. “Para estas pessoas, a recomendação é ter ainda mais cuidado com a alimentação, incluindo frutas, verduras, substituindo a carne vermelha pela branca, e inserindo a atividade física na rotina. Alimentação, atividade física e o medicamento, para quem já tem a doença diagnosticada, é o tripé essencial para uma vida sem sobressaltos”, frisou a coordenadora.
Como se trata de uma doença silenciosa, sem sintomas muito aparentes, quando não diagnosticada e nem tratada adequadamente, a hipertensão pode evoluir para um Acidente Vascular Cerebral ( AVC) ou um infarto agudo do miocárdio( IAM). “Nestes casos, o paciente já sente sintomas como dores de cabeça intensa, na nuca, no braço esquerdo ou no peito, que já é um patamar de AVC ou infarto”, alertou Eleonora.
Para evitar que situações deste tipo aconteçam em função da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realiza nesta sexta-feira, 25, ação de intensificação de palestras e aferição de pressão na UMS de Águas Lindas. “Nesta data, em que se celebra o Dia Nacional de Prevenção e Combate à hipertensão Arterial, queremos incentivar a população a ter hábitos mais saudáveis, antes de chegar a desenvolver a doença. E, para aqueles que têm e não sabem, queremos incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento correto”, explicou a coordenadora.
No caso de suspeita sobre a doença, o paciente deve realizar a aferição da pressão por três dias consecutivos. Se os resultados permanecerem alterados, o usuário é integrado ao programa HiperDia, para que sejam feitos os exames complementares e agendado o acompanhamento em uma UMS. O paciente também recebe orientação nutricional para aprender a reduzir a quantidade de gordura e sal da alimentação, e apoio do serviço social. Na rede municipal de saúde, todas as UMSs e Estratégias Saúde da Família (ESFs) dispõem do programa de controle da hipertensão e diabetes e os medicamentos são gratuitos.
< Texto: Gisele Nogami
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								