Combel promove debate de prevenção à violência e criminalidade

A Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, representada pela Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev), promove a partir desta quinta-feira, 24, roda de conversa com o tema “Mediação de Conflitos e Círculos de Paz”, como estratégia para prevenção da violência e criminalidade.

“Esse evento é importante para que nós possamos começar a trabalhar dentro do município a cultura de paz. Precisamos reduzir o alto indíce de violência que existe em nossa cidade”, pontua a coordenadora da Combel, Noeme Barbosa.

Pesquisa divulgada pelo “Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil” aponta que mulheres com idade entre 15 e 24 anos foram as principais vítimas de homicídio na última década. O estudo aponta ainda, que 96.612 mulheres foram assassinadas no Brasil de 1980 a 2011, quase a metade delas na última década. Embora represente 8% do total dos homicídios cometidos no país no período, a mortalidade feminina apresenta características diferenciadas.

O debate visa implementar política de segurança pública com ações que representam a conjunção de valores, atitudes e comportamentos no enfrentamento da violência, dando ênfase a violência contra a mulher.

Em Belém, balanço divulgado pela Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), da Polícia Civil, mostra que em 2011 foram registradas 6.319 ocorrências nas delegacias especializadas de Atendimento à Mulher na Região Metropolitana e em 2012, foram 6.207 registros.

Serviço:

– Dia 24.04 de 16h às 21h

– Dia 25.04 de 17h às 21h

– Local: Auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil. (Avenida Magalhães Barata, n°209)

Texto: Adriana Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar