Técnicos da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), profissionais e estudantes de Educação Física, além de gestores de órgãos públicos e privados participam desde ontem (24) do I Curso de Motricidade no Desporto Coletivo com ênfase em Handebol. O evento é promovido pela Sejel em parceria com Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPA) e acontece até a próxima sexta-feira, 25, no auditório e ginásio do IFPA.
A programação reúne o I Seminário Internacional de Psico-sócio-motricidade e a I Clínica de Treinamento de Handebol, com a participação do professor francês Jean Boleslaw Nita, um dos maiores estudiosos em psicomotricidade e consultor de seleções europeias de handebol. Ex-ministro de Esportes da França e ex-técnico da Seleção Francesa, Nita declarou que veio contribuir para que os profissionais de Belém passem a ter um novo olhar voltado ao esporte de base.
“Após o seminário, espero que este grupo de profissionais passe a ter a leitura de como se estrutura o esporte de base utilizando-o como ferramenta para o desenvolvimento de jovens e adolescentes e a formação de cidadãos. Estou verificando como está o handebol local a nível de estruturação e organização para, em seguida, contribuir com o que há de melhor no segmento, baseado na experiência francesa, que é referência mundial no esporte”, explicou Nita.
Para Hermann Ampuero, técnico do Núcleo de Planejamento da Sejel, a visita do professor francês traz uma nova perspectiva ao esporte em Belém. "Os esportes têm se tornado uma ferramenta primordial no sentido de facilitar o acesso à educação, cultura e o desenvolvimento desportivo, e a vinda do professor Nita tem como meta difundir estas ideias e princípios que, com certeza, nortearão os rumos e princípios de desenvolvimento desta caminhada, que se baseia em trabalhar motricidade e psicomotricidade na formação do cidadão através do esporte”, pontua o técnico.
De acordo com o professor Neyber Barata, coordenador do evento, é fundamental a promoção de eventos dessa natureza. “Precisamos dessa reciclagem e intercâmbio de conhecimentos. Através dessa programação, estamos oportunizando a discussão entre os profissionais, proporcionando formação continuada, troca de experiências e atualização”, explicou.
Texto: Aurea Gomes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								