"Hoje estamos discutindo o caráter multiétnico da cidade e é fundamental que o servidor se aproprie dessa cidade. Debater, refletir esse caráter não homogêneo da cidade é importante para o servidor", afirmou a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, durante evento para os servidores, realizado nesta terça-feira, 19, no auditório da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
Servidor e serviço público em Belém: a cidade multiétnica e o desafio do reconhecimento nas políticas públicas, foi o tema da palestra do antropólogo Alfredo Wagner, durante o evento.
Troca de aprendizados
O professor debateu o assunto com os servidores de diversos órgãos da Prefeitura de Belém. Durante duas horas ele discorreu sobre raça, regularização fundiária, escravidão, preconceito e identidade. "Este é um evento de formação política, que se propõe em ser um espaço de troca de aprendizados empíricos e científicos. Nele, os servidores se firmam como protagonistas políticos da cidade de Belém", afirmou o palestrante.
A palestra integra as atividades neste mês de outubro para celebrar o Dia do Servidor Público. A ouvidora-geral de Belém, Márcia Kambeba, abriu a apresentação entoando cânticos indígenas, seguida do Coral Cênico Vozes do Servidor.
"Quando o palestrante falou de identidade, a gente olha pra dentro e faz uma reflexão de quantas identidades habitam na gente. Qual a luta que eu trago,quem eu sou e como posso contribuir com minha cidade?", afirmou Márcia Kambeba.
Cerca de 70 servidores municipais participaram do evento, além de dirigentes dos órgãos municipais: coordenadora da Diversidade Sexual, Jane Gama; coordenadora Antirracista, Elza Rodrigues; coordenadora da Mulher de Belém, Lívia Noronha; além dede representantes de movimentos sociais.
Texto: Carolina Boução
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								