Começa na terça-feira, 22, a 16ª campanha nacional de vacinação contra a Influenza. Serão imunizados em todo o país, idosos a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária dos seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer fase da gravidez, mulheres até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, trabalhadores de saúde, a população carcerária e funcionários do sistema prisional. Em Belém a meta é atingir 308.321 pessoas até o dia 9 de maio, data de encerramento da campanha.
A vacina contra a Influenza protege os grupos prioritários contra os vírus do tipo A/H1N1, A/H3N2 e tipo B. “Imunizando a população, pretende-se reduzir em até 45% o número de internações por pneumonia e, em até 75% a mortalidade por complicações da gripe”, segundo a coordenadora municipal do programa de Imunização, Nazaré Athayde.
Nesta campanha a faixa etária das crianças foi ampliada, incluindo agora os pequenos com idade entre os seis meses e menor de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Em Belém, este aumento significa um incremento de 60.557 doses da vacina e a imunização de 93.517 crianças.. “Até o ano passado, eram vacinadas crianças até os dois anos de idade. Esta ampliação se deve ao fato desta faixa etária representar 26% das internações por gripe no Brasil, de acordo com os dados de 2013, do Ministério da Saúde”, esclareceu a coordenadora.
As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, com idade entre cinco e 59 anos, devem apresentar a prescrição médica no ato da vacinação.
Dia D
Para garantir que o público-alvo seja atendido, o município disponibilizará a imunização nas Unidades Municipais de Saúde (UMSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) que contam com sala de vacina e, também, será possível vacinar-se na Casa do Idoso, Ipamb, Uremia, Unidade Básica de Saúde da Pedreira e do Marco (administradas pelo Estado) e nos hospitais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
Ainda para marcar a vacinação, foi escolhido o sábado, 26 de abril, como “Dia D” da campanha. No município, a data terá um mutirão de vacinação para os idosos atendidos pelo Centro de Convivência Zoé Gueiros, no Tapanã, onde deverão ser imunizadas 300 pessoas com mais de 60 anos. A ação acontece a partir das 8h. Também no “Dia D”, 350 postos de vacinação espalhados pela capital e pelas ilhas ao redor de Belém, farão o atendimento à população.
Texto: Gisele Nogami
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								