Praia do Cruzeiro é considerada imprópria para banho

A Praia do Cruzeiro, em Icoaraci, está imprópria para banho, alerta a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém, que orienta a população a evitar contato com a água, principalmente crianças e idosos. O aviso foi divulgado após os resultados dos testes de balneabilidade realizados pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), nas principais e mais frequentadas praias da cidade. Os laudos foram concluídos e apresentados pela Semma nesta quarta-feira, 16.

Mas a chefe de fiscalização da Semma, Ivanelma Gomes, esclarece que durante o feriado da Semana Santa o público poderá frequentar com segurança os demais balneários aprovados no teste. As praias do Amor, Praia Grande e Brasília, em Outeiro; e praias da Baia do Sol, Marahú, São Francisco, Ariramba, Murubira, Chapéu Virado, Paraíso, Farol, Praia Grande e Areão, em Mosqueiro, e as praias do Farol, Amor, Funda, da Saudade e Vai-Quem-Quer, em Cotijuba tiveram resultados considerados satisfatórios.

De acordo com Ivanelma Gomes, apesar do resultado negativo para a praia do Cruzeiro, os testes demonstram redução nos índices de poluição. “Analisando os resultados dos testes, constatamos que houve uma redução nos índices de contaminação na praia. Atribuímos isso ao trabalho de fiscalização, licenciamento e educação ambiental que a equipe da Semma está realizando”, avalia.

“Realizamos os testes e os veranistas são informados que não devem utilizar aquela praia, para assim, garantir a sua segurança”. Ela alerta ainda que a população pode ajudar a não contaminar os balneários, não levando animais para as parias, não jogando lixo no chão, não fazendo necessidades fisiológicas nas praias, entre outros cuidados.

“Os banhistas que insistirem em frequentar locais que estejam com a água fora dos padrões, podem contrair doenças como febre tifoide e diarreia”, completa Ivanelma.

Durante o mês de fevereiro e março, a Semma realizou cinco diferentes coletas de amostras de água das diversas praias da Região Metropolitana de Belém. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), que comprovou a alta concentração de coliformes fecais na Praia do Cruzeiro.

Sobre o teste

O teste de balneabilidade é feito para verificar se a água das praias se encaixa na resolução de nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). O parâmetro de qualidade em termos sanitários para que as praias sejam classificadas quanto à sua balneabilidade é a densidade de coliformes.

Texto: Ana Paula Azevedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar