Cinema mudo é destaque no Cine Olympia

“A vida de Cristo”, filme produzido em 1903, foi atração da sessão especial de cinema mudo realizada no Cine Olympia, na noite desta terça-feira, 08. A programação, que tem como objetivo resgatar grandes clássicos e trilhas sonoras da época é realizada sempre na segunda terça-feira do mês, pela Fundação Cultural do Município (Fumbel) em parceria com a Fundação Carlos Gomes.

Por conta do período de páscoa, o filme escolhido para este mês foi o longa-metragem de Ferdinand Zecca e Lucien Nonguet, que conta a História de Jesus, exibido pela primeira vez em Belém. Pianistas consagrados participam da sessão tocando a trilha sonora ao vivo em trechos específico dos filmes. A iniciativa ajuda a transportar o público para o tempo do filme, como explica o pianista Paulo José Campos de Melo, professor da Fundação Carlos Gomes.

“É ótimo resgatar uma época tão bonita, que era a do cinema mudo, levar um pouquinho do passado para as pessoas é sensacional, então vale a pena ensaiar o filme para poder apresentar ao publico interessado em saber como funcionava aquele trabalho de antigamente, da união da musica com a imagem”, esclarece o pianista Paulo.

A diretora do Cine Olympia, Nazaré Morais, comentou que por ser um cinema bastante antigo, o espaço de cultura também tem a função de fazer esse resgate. “Isso é a pura arte, assistir um filme mudo com trilhas sonoras tocadas ao vivo é um privilégio de poucos”, defende a diretora.

Victor Dindonet, estudante de engenharia, elogiou a iniciativa e garante que pretende voltar outras vezes para conhecer mais sobre filmes mudos. “É genial esse trabalho. Com a música ao vivo é muito mais emocionante! Vou recomendar a todos os meus amigos”, afirma.

Texto: Hugo Figueiredo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar