Sesma leva serviços à comunidade de Mari-Mari, em Mosqueiro

A comunidade de Castanhal do Mari-Mari, em Mosqueiro, recebeu ações de educação e saúde do Devs Itinerante. Durante toda a manhã, serviços como orientações sobre cuidados com animais peçonhentos, dengue, testes rápidos para detecção de HIV, aferição de pressão e glicemia, além de atendimento médico e corte de cabelo foram oferecidos às famílias da área.

Distante pouco mais de 14 quilômetros da entrada de Mosqueiro, a comunidade de Castanhal do Mari-Mari tem aproximadamente 15 famílias, que sobrevivem da pesca, da coleta de açaí, da venda de carvão e de frutas colhidas nas matas e plantadas nos quintais das propriedades.

Moradora mais antiga do lugar, dona Neuza Garcia, 79 anos, nasceu e criou os 12 filhos na localidade. “Daqui, eu só vou embora para o cemitério”, brincou. Como se trata de um local de difícil acesso, ou por estrada de terra, ou em uma viagem de pouco mais de uma hora de barco, a comunidade precisa se deslocar até Mosqueiro para receber atendimento médico.

“Eu já sou uma senhora de idade, e fica difícil ir até a vila. A gente depende da maré para atravessar e isso dificulta também. Por isso, achei muito bom que esta ação chegasse até a gente, trazendo médico e conhecimento para as crianças”, avaliou a aposentada. Apresentando crises de reumatismo, dona Neuza foi atendida pela médica, fez aferição da pressão arterial e da glicemia. “Fora o reumatismo, está tudo bem, graças a Deus”, comemorou.

Além destes serviços, a população de Mari-Mari recebeu vacinação, apresentações teatrais e jogos educativos que conscientizaram sobre os riscos e cuidados com a dengue, lepstospirose e diabetes, orientação sobre cuidados com animais peçonhentos e violência doméstica. “Toda a programação foi pensada em conjunto com a coordenação da Unidade Pedagógica do local, para se adequar à realidade da comunidade. Queremos que a população do Mari-Mari se sinta acolhida e assistida, mesmo com essa distância que a separa do centro de Belém”, reforçou a diretora do departamento de Vigilância à Saúde (Devs), Orliuda Bezerra. A ação contou com o apoio do Departamento de Ações em Saúde (Deas) e do Núcleo de Promoção à Saúde (Nups).

O Devs Itinerante promove ações de educação em saúde e orientação, em todos os distritos que compõe o município de Belém e, pela primeira vez, chegou a esta comunidade de Mosqueiro. “É uma comunidade que tem poucos recursos e que precisa se deslocar até longe, para conseguir atendimento. Por isso, ficamos felizes em promover esta parceria. Esta ação foi pensada para orientar, esclarecer e reforçar com a comunidade tudo aquilo que ensinamos na sala de aula para os alunos”, concluiu a coordenadora da Unidade Pedagógica Castanhal do Mari-Mari, Márcia Teixeira.

Texto: Gisele Nogami

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar