Mostra Pará leva curtas paraenses à população de Outeiro

No auditório da Fundação Escola Bosque (Funbosque) crianças, jovens e adultos atentos às exibições dos curtas do “Mostra Pará”. A programação especial percorre várias cidades do estado e neste sábado, 29, chegou à comunidade de Outeiro trazendo um pouco da produção cinematográfica e de animação paraense totalmente de graça para a população.

E a noite de cinema teve direito a pipoca, refrigerante e promoveu um verdadeiro passeio do público pela produção da cultura regional. Por meio dos curtas a comunidade de Outeiro teve contato com o cordão de pássaro, boi bumbá e tradições dos povos indígenas.

Para as donas de casa Marília Silva e Suelem Santos ir ao cinema foi uma novidade. Felizes, elas pediram que eventos como este, sejam realizados mais vezes. “Quando nos falaram sobre a mostra de cinema começamos a convidar os vizinhos, porque é uma programação diferente das que são realizadas aqui na ilha do Outeiro”, disse Marília.

O evento é uma parceria da Escola Bosque com o Instituto de Artes do Pará. Segundo o gerente técnico do IAP, Afonso Galindo, o projeto Mostra Pará existe há mais de um ano e leva mais de 170 títulos entre filmes, documentários e animações. “São trabalhos que mostram a cultura do Pará, são produzidos na região e feitos por paraenses, então, é um resgate de cidadania”, disse Galindo.

Para o arte-educador Jamil Rebelo, que coordenou o evento, a parceria com o IAP vai além. “A ideia é trazer a cada 15 dias uma programação como essa, aqui, para o distrito e também oficinas que contemplem toda comunidade”, informou.

Texto: Adriana Lira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar