Ações de saúde também marcam aniversário do Ver-o-Peso

Em meio a música, bolo e muita animação, o aniversário do Ver-o-Peso também foi um bom motivo para feirantes e a população em geral, cuidarem da saúde. Como parte da comemoração oficial dos 397 anos do complexo, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) ofereceu orientação nutricional e odontológica, encaminhamento para a realização de exames preventivos femininos, orientação sobre diabetes e hipertensão, vacinação e distribuição de preservativos.

A caminho do trabalho, Raimundo Nélio dos Santos fez questão de parar alguns minutinhos para medir a pressão arterial e a glicemia. “Descobri que sou hipertenso e diabético há mais de 20 anos, tomo medicamentos e sempre que posso, onde vejo que existe aferição, eu paro pra fazer. Não pode descuidar!”, alertou.

Há dois anos usando o Ver-o-Peso como ponto para esperar a condução para o trabalho, Raimundo Nélio não escondia a alegria por fazer parte da comemoração de aniversário da maior feira aberta da América Latina. “Agora sim, o Ver-o-Peso está bonito e limpo. Acho que fazer ações de saúde em um dia tão importante assim, é uma boa iniciativa e, um presente para o mercado”, disse.

A Secretaria também ofereceu, durante toda a manhã, orientações sobre saúde do idoso, saúde do homem, tabagismo, avaliação e educação nutricional, além de orientação odontológica. Em uma sala do hotel Ver-o-Peso, a população também pôde atualizar a carteira de vacinação e se imunizar contra o sarampo, caxumba e rubéola, com a vacina tríplice viral.

Nenhum público foi esquecido e, para as crianças, o teatro de fantoches e o grupo de teatro vivo ensinou de maneira lúdica como prevenir a dengue, diabetes e a importância de se cuidar do lixo, a fim de evitar a contaminação da água e a proliferação de ratos, que podem transmitir a leptospirose.

“O Ver-o-Peso é nosso cartão postal e concentra uma grande quantidade de pessoas que vem a trabalho e a passeio. Então, onde a população estiver é nosso dever estar também, para promover a qualidade de vida da sociedade, através de nossas ações de promoção e prevenção à saúde”, enfatizou a diretora do departamento de Vigilância à Saúde (Devs) da Sesma, Orliuda Bezerra.

Atenta à explicação sobre a maneira correta de se detectar um nódulo na mama, a estudante Tainara Kelly, 20 anos, aproveitou a ação no mercado, para tirar as dúvidas que tinha. “Já senti uma dor no seio e parei para me informar do que poderia ser e como poderia tratar. Acho que não importa a idade, temos que nos cuidar”, ressaltou. Para as mulheres, a Casa da Mulher ofereceu orientações sobre o câncer de mama e colo de útero e encaminhamentos para a realização de exames preventivos.

Texto: Gisele Nogami

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar