O segundo colégio mais antigo do Pará, o Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), foi entregue na tarde desta sexta-feira, 15, totalmente restaurado. Participaram da cerimônia de entrega o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, o governador do estado, Helder Barbalho, e demais autoridades. Também foi entregue a diversas autoridades, escolhidas previamente, uma comenda referente aos 70 anos da Secretaria de Educação do Pará (Seduc).
O IEEP tem 150 anos de fundação e é um dos institutos mais antigos do Brasil em funcionamento, sendo um dos mais importantes para Belém, já que é localizado no centro da cidade e atende, atualmente, mais de 300 alunos do Ensino Médio Regular pela manhã, e durante os turnos da tarde e noite são 630 estudantes do EnsinoTécnico-Profissionalizante.
"Todos os prédios que representam a memória da cidade, principalmente os da educação, é importante passar por esse processo de restauração por preservar a história de Belém", comentou o vice-prefeito Edilson Moura.
Reforma – A restauração do prédio do IEEP foi executada pelo Governo do Estado do Pará e recebeu melhorias em toda a rede elétrica, pisos de ladrilho e madeira, revisão geral do forro, pintura da fachada e áreas interiores, restauração de pinturas artísticas nas entradas de circulação, sistema hidrossanitário, instalação de sinalização e equipamentos para o combate a incêndios, além de um moderno projeto de iluminação artística na fachada.
O governador Helder Barbalho destacou a importância de devolver prédio aos alunos. "Estamos devolvendo para a educação do estado e para a memória do Pará esse patrimônio histórico, que é o IEEP. Para que a pessoas possam se orgulhar e que tenham o sentimento de pertencimento deste espaço, olhando para o passado e pensado no presente", concluiu.
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								