Prefeitura e ONG Arte pela Vida promovem ação de prevenção ao HIV e ISTs no Comércio

“Estou muito feliz de saber que a Prefeitura de Belém trouxe uma ação de saúde como essa aqui para o Comércio, para as pessoas que mais necessitam. A gente precisa se cuidar para viver bem”. Assim a gerente de loja, Ana Keila Vitoriano, 35 anos, resumiu a ação de informação, aconselhamento, prevenção e testagem de HIV/ Aids, Hepatites B e C e Sífilis, promovida nesta terça-feira, 22, pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com a organização não governamental (ONG) Arte pela Vida.

O Shopping João Alfredo, na Campina, recebeu uma programação que contou com mesa-redonda, abordando a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos e uma programação cultural com teatro, show musical, carimbó e sorteio de prêmios.

O objetivo é sensibilizar moradores e frequentadores da área comercial de Belém sobre a importância da prevenção a estas doenças e do diagnóstico precoce para o tratamento.

Oportunidade – “Vim fazer o teste de HIV por curiosidade e segurança. Aproveitei que estava tranquilo no trabalho e que aqui é de graça e não tem fila. Eu só me lembro desse tipo de ação quando eu era criança. É muito bom saber que temos isso de novo. As pessoas que são da periferia, e que estão aqui, precisam desse tipo de oportunidade. Aqui é para quem realmente precisa, e acho isso muito bom. O Comércio e povão”, frisou Ana Keila.

Quem também usufruiu dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) foi o aposentado Claudomir Damasceno, 71 anos, que soube da ação pela rádio. “Ouvi ontem e, como vinha hoje aqui, achei que deveria aproveitar a oportunidade. A gente sempre precisa saber da nossa saúde. Eu nunca tinha feito teste para HIV e Sífilis. O exame nos traz tranquilidade. Sempre me cuido. Nas minhas relações sempre usei camisinha”, contou.

União – O coordenador da Arte pela Vida, Davidson Porteglio, ressaltou a importância de se promover uma ação de prevenção às ISTs/ Aids, sobretudo, na semana que antecede o feriado de Carnaval e em uma área onde a circulação de pessoas é grande.

“Precisamos informar as pessoas, sobretudo os jovens, que estão nas ruas, saindo, para diminuir os índices de contágio pelo HIV. A parceria com a Sesma é importante. Sempre estamos juntos. E a parceria com as empresas privadas fortalece ainda mais o nosso trabalho”, disse o coordenador.

Parceria é a palavra-chave do sucesso de ações como essa, segundo o coordenador de Referência Técnica de IST/ Aids e Hepatite Virais da Sesma, Edgar Barra. “Aqui é o mesmo local onde a Sesma já montou um ponto de vacinação contra a covid. É muito bom, porque ampliamos a oferta dos serviços de saúde do município e alcançamos um público, como comerciários e lojistas, que geralmente não conseguem ir às nossas unidades, justamente por questões de horário. Viemos a convite da iniciativa privada e achamos importante esse tipo de união”, assinalou.

Controle – Edgar lembrou, ainda, que a testagem para vírus como o HIV é fundamental para que o indivíduo possa levar uma vida saudável, caso o resultado seja positivo. “Viver com o vírus exige cuidados como tratamento médico, rotina de exames e uso de medicamentos, o que garante à pessoa a continuidade de seus planos de vida. Ninguém morre de aids, mas é preciso se cuidar, e a testagem é uma das formas desse cuidado”, concluiu.

A programação no Shopping João Alfredo contou ainda com a apresentação teatral da Cia de Teatro Musas, com a peça “Posithivos”, com show musical da Banda D’Boa, um projeto de músicos da ONG Arte pela Vida, e o grupo de carimbó de Mosqueiro Bira Marques.

Texto: Luiz Carlos Santos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar