Mosqueiro terá monitoramento eletrônico no feriado de carnaval, mesmo sem folia

O feriadão de Carnaval terá vigilância eletrônica 24 horas, na ilha de Mosqueiro. A ação será conduzida pela Guarda Municipal de Belém, que se utilizará de um ônibus, interligado ao Centro Integrado de Operações (Ciop), com monitoramento em tempo real de câmeras instaladas em pontos estratégicos da ilha.

Essa é uma das medidas de segurança anunciadas, após a reunião realizada, na tarde desta terça-feira, 15, na sede da Agência Distrital de Mosqueiro. O esquema envolverá ainda ações da Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Segundo a agente distrital Vanessa Egla, a Polícia Militar vai garantir reforço no efetivo e apoio de viaturas e motocicletas. Já o Corpo de Bombeiros vai garantir segurança dos banhistas com guarda-vidas, espalhadas nas principais praias da ilha.

Paz e segurança – De acordo com a Agência Distrital, embora não haja o carnaval tradicional, como todos conhecem, com desfile de agremiações carnavalescas e bloquinhos de rua em Mosqueiro, a Prefeitura de Belém quer garantir tranquilidade a todos.

"Por meio da integração de órgãos de segurança e da saúde, a Prefeitura está se preparando para garantir segurança aos visitantes, famílias e turistas que vierem aproveitar o feriadão de Carnaval na bucólica”, destacou Vanessa Egla. “Queremos garantir um feriadão de paz e segurança para todos”, completou.

Sem carnaval – O Carnaval de Belém foi cancelado pelo prefeito Edmilson Rodrigues, no mês de novembro, após reunião com os órgãos municipais de saúde. A medida visa combater o avanço dos casos de covid-19, uma vez que o município já vêm enfrentando a terceira onda provocada pela variante Ômicron.

De acordo com a agente distrital de Mosqueiro, o esquema de segurança vai dar também cumprimento aos decretos estadual e municipal que proíbem aglomerações.

“Nós também entendemos que o momento é de lazer, é carnaval, mas também é momento de avançarmos com a vacinação e colaborar com as autoridades de saúde para combater a pandemia da covid-19”, disse Vanessa Egla.

Polícia Militar – Segundo informações do subcomandante do 25º Batalhão da PM de Mosqueiro, major Renato Brandão, a operação se iniciará na sexta-feira, 25, e se estendendo até quarta feira, 2 de março.

“Estamos com planejamento para trabalhar diariamente com o efetivo do batalhão nos serviços ordinários e extraordinários, além dos policiais militares que virão dar reforço dos diversos Comandos da Região Metropolitana de Belém, como CPC2, CPC 1, QCG, Rotam, Cavalaria, Motopatrulhamento, Batalhão de Eventos, Batalhão Ambiental e outros, sendo empregado diariamente uma média de 105 policiais militares”, destacou o subcomandante.

Texto: Selma Amaral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar