Mais de 3,2 mil ações preventivas de segurança contribuem para o bem-estar da população

De janeiro e fevereiro deste ano de 2022, a Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal de Belém (GMB), registrou 3.223 ações preventivas na área de segurança pública municipal.

Apreensões de armas brancas, de simulacro, de entorpecentes e resgate de celulares e veículos devolvidos aos donos são alguns dos resultados apresentados nos últimos dois meses pela GMB. Além disso, conta com a captura de três foragidos da Justiça feita por agentes da instituição.

O balanço da instituição aponta 3.352 abordagens registradas em pessoas e veículos como ônibus, motos e vans, entre outras fiscalizações, que contribuíram com o bem-estar do cidadão, seja a instituição de segurança municipal agindo de forma direta, seja no apoio a outros órgãos públicos na capital e regiões distritais.

Rondas regionalizadas são estratégias para garantir a segurança na capital

Entre as aliadas para o êxito do serviço preventivo de segurança em Belém estão as rondas da GMB, realizadas com viaturas e motos nos bairros. Nos dois primeiros meses deste ano foram contabilizadas 6.500 rondas preventivas.

Durante esse serviço, os agentes deram apoio em ocorrências de dez acidentes de trânsito, fizeram cinco atendimentos de violência doméstica e conduziram para a delegacia 22 pessoas, entre homens e mulheres, após roubo, furto e desordem. Além de adolescentes envolvidos em atos infracionais.

“Minha moto foi recuperada pelos guardas municipais poucas horas após o assalto, no bairro Parque Verde, vizinho ao bairro que moro", disse Abrahão de Jesus Pereira, de 48 anos, morador do bairro do Tapanã.

Ele acionou a Guarda Municipal após ser assaltado na porta de sua casa, quando chegava do trabalho. “Liguei para o 153 e, logo depois, uma viatura que fazia ronda chegou na minha residência”.

O serviço de rondas regionalizado funciona distribuído em cinco inspetorias: Distrito Administrativo do Guamá (Dagua), Distrito Administrativo de Belém (Dabel)/Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac), Distrito Administrativo do Bengui (Daben)/Distrativo do Entroncamento (Daente), Distrito Administrativo Icoaraci (Daico)/Distrito Administrativo Outeiro (Daout) e Distrito Administrativo de Moqueiro (Damos).

Segundo o inspetor chefe da Divisão de Operações (DOP), Carlos Siqueira, com as rondas realizadas por inspetorias as ações preventivas passaram a ser mais eficazes, gerando tranquilidade à população.

O trabalho ocorre diariamente com a participação de 118 agentes, sendo 76 guardas municipais, pelo período diurno, e 42 no serviço noturno. Para isso, contam com 14 viaturas e sete motos.

"A agilidade do serviço e o tempo de resposta ao chamado é menor pelo fato do serviço ser dividido por inspetorias de bairros, regionalizada. Portanto, a presença é constante e caso algum cidadão ligue para central, pelo 153, imediatamente a viatura do bairro mais próxima se desloca ao atendimento", afirmou o inspetor Carlos Siqueira.

Além das rodas nos bairros, a GMB realiza rondas específicas no Centro Histórico. Desde outubro de 2021, os agentes fazem patrulhamento com motos e viaturas em 21 pontos da cidade como praças, complexos comerciais e igrejas. De janeiro a fevereiro, 227 rondas foram realizadas somente nestes espaços.

Texto: Thais Veiga

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar