"Aqui já dancei, cantei, já tomei café, assisti ao teatro…. Uma maravilha o teatro, muito comovente. Hoje, se minha mãe estivesse viva ela estaria completando 89 anos, então celebro por mim e por ela. Todas nós que somos mulheres e mães nos sentimos valorizadas e homenageadas, hoje, aqui", declarou emocionada dona Fátima Santos, 50 anos, durante a programação especial dedicada às mulheres em situação de rua, promovida pela Casa Rua “Nazareno Tourinho”, localizada no bairro da Campina, em Belém.
Foi um dia todo de programação voltada para valorização, bem-estar e a saúde das mulheres que vivem em situação de rua em Belém. Ação promovida pela Prefeitura de Belém, fruto de uma parceria entre a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel)e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Prevenção e bem-estar
Durante a ação, as mulheres em situação de rua receberam orientações sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de colo do útero, já que março é um mês de referência ao combate a este tipo de câncer, o "Março Lilás".
Mas, foi também um dia dedicado à beleza e ao bem-estar, com a oferta de serviços gratuitos como corte de cabelo feminino e design de sobrancelhas. E teve também solidariedade, com a doação de roupas para mulheres em situação de rua no "Bazar Solidário".
Quem também aproveitou foi Sheila Santos, 40 anos. "Na rua a gente não tem esse privilégio de tomar banho, escovar os dentes, de ser bem tratada… Aqui a gente tem amor, tem carinho. Já fiz a sobrancelha, a unha… Agora, além de amada, me sinto mais bonita", reforça.
Resgate
Aline Gobbo, coordenadora da Referência Técnica em Saúde da Mulher da Sesma, a programação foi pensada para ser um resgate da autoestima da mulher em situação de vulnerabilidade. "Todas as ações de hoje foram voltadas para este público, com a intenção de trazer elas para mais perto com resgate, trazer a elas carinho e fazer com que elas se sintam acolhidas por nós", destaca.
Uma programação cultural fechou o dia com a performance do ator paraense Alberto Silva Neto, e a declamação da poesia "O Caso do Vestido", do poeta Carlos Drummond de Andrade. Teve também música com a cantora Yara Me e a Banda Lua e a apresentação teatral “Rala, palhaço”, do coletivo Xoxós, com a atriz palhaça Andréa Flores, sob a direção da teatróloga Wlad Lima.
Texto: Danielly Gomes